Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projetos Integrado à Comunidade II ( DQF17087 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Apresentar ao alunado os seguintes aspectos da prática extensionista em ações integradas à comunidade, entendido como uma clientela ou um público-alvo: Identificação da oportunidade de projeto; Escopo; Nuances da Clientela; Responsabilidades e consequências de atividades; Programação da Atividade; Desenvolvimento de um produto Educacional ou Prestação de um Serviço com relevância Educacional ou para a Cidadania; Relato da Atividade; Possibilidade de diálogo com a pesquisa; Avaliação da atividade;

Ementa
Prática supervisionada de projetos de extensão, voltada ao estudante com pouca experiência em atividades extensionistas.  As práticas das quais trata esta ementa serão realizadas obrigatoriamente junto à comunidade externa, ou a ela direcionada. Os Projetos Integrados à Comunidade dos quais trata esta ementa poderão abranger os diversos fundamentos desejáveis aos licenciados em física, seja de modo isolado ou combinado. Tais fundamentos tem como direcionamento o ensino de física, o ensino de ciências e o exercício da cidadania. E as práticas podem ser voltadas para a prestação de serviços ou geração de produtos.

Bibliografia
CLEYSON DE MORAES MELLO; JOSÉ ROGÉRIO MOURA DE ALMEIDA NETO. Curricularização da Extensão Universitária. Editora Freitas Bastos. 2022. ISBN 9786556750132. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/198121/pdf/0; Acesso em: 13 Agosto. 2022. MUNDIM, Carina Maia de Castro; NEVES, Regina da Silva Pina. Práticas formativas na extensão universitária: contribuições do instituto de ciências exatas da Universidade de Brasília. Editora: Paco e Littera., 2021. ISBN: 9786558403029. Disponível em:   https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/206264/epub/0 ; Acesso em: 21 Julho 2023. OLIVEIRA,  Irlane Maia de; CHASSOT, Attico.  Saberes que sabem à extensão universitária. Editora: Paco e Littera. 2019. ISBN: 9788546218479.  Disponível em:   https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/206615/epub/0; Acesso em: 21 Julho 2023.

Bibliografia Complementar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 48/2021, de 22 de novembro de 2021. Regulamenta a creditação das atividades de extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Vitória: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021. Disponível em: https://daocs.ufes.br/sites/daocs.ufes.br/files/field/anexo/resolucao_no_48.2021_-_regulamenta_a_creditacao_das_atividades_de_extensao_nos_cursos_de_graduacao_da_ufes.pdf#overlay-context=resolucoes-de-2021-cepe-0. Acesso em: 21 ago. 2023. MÁRCIO VIEIRA DE SOUZA; KAMIL GIGLIO. Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. Editora Blucher 171 ISBN 9788580391282. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. 148 p. (Coleção leitura.). ISBN 9788577530151. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. 213 p. ISBN 9788577530168. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983, ISBN 857753426X.
Carregando...