Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Física II ( DQF17091 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Elaborar e desenvolver materiais didáticos e Sequências Didáticas para o ensino de Física na Educação Básica, com base na teoria sócio-cultural de Vygotsky.  Elaborar e avaliar atividades experimentais para o Ensino de Física na Educação Básica. Compreender o papel das feiras de ciências e das mostras científicas para a divulgação científica. Planejar e ministrar aulas, no ambiente da disciplina, utilizando os conteúdos abordados na ementa. 

Ementa
Elementos da teoria de Lev Vygotsky (com ênfase nos conceitos de zona de desenvolvimento, instrumentos e signos e mediação). O papel dos experimentos didático-científicos e da experimentação no Ensino de Física; abordagens experimentais com ênfase no ensino por investigação. A experimentação com base nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Feiras de ciências e mostras científicas. 

Bibliografia
RIVAL, Michel. Os grandes experimentos científicos . Rio de Janeiro, RJ: J. Zahar, 1997. 167p. ISBN 8571104077 VALADARES, Eduardo de Campos. Física mais que divertida : inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2000. 116 p. ISBN 8570412479 VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem . São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001. 496 p. ISBN 853361361X

Bibliografia Complementar
CHESMAN, Carlos; ANDRÉ, Carlos; MACÊDO, Augusto. Física moderna: experimental e aplicada. 1. ed. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2004. 291 p. ISBN 9788588325180  HEWITT, Paul G. Física conceitual. 11. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2011. xxiii, 743 p. ISBN 9788577808908  JUCIMAR, Peruzzo. Experimentos de Física Básica: Mecânica. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2012. 323 p. ISBN 9788578611477  MATEUS, Alfredo Luis; REIS, Débora d'Ávila; PAULA, Helder de Figueiredo e. Ciência na tela: experimentos no retroprojetor. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2009. 148 p. ISBN 9788570417497   MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo, SP: EPU, 1999. 194 p. ISBN 9788512321400  REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 139 p. (Coleção educação e conhecimento). ISBN 9788532613455
Carregando...