Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Física I ( DQF17075 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Elaborar e desenvolver materiais didáticos e Sequências Didáticas para o ensino de Física na Educação Básica, com base na teoria cognitivista de David Ausubel e Joseph Novak, utilizando mapas conceituais, jogos didáticos e analogias.  Organizar atividades e materiais didáticos a partir das concepções alternativas e de sua evolução conceitual. Planejar e ministrar aulas, no ambiente da disciplina, utilizando os conteúdos abordados na ementa. 

Ementa
Elementos da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e de Joseph Novak. Mapas conceituais como recurso didático. Concepções alternativas e evolução do conhecimento conceitual. O uso de jogos no ensino de Física. O uso de analogias como recurso didático para o ensino de Física. 

Bibliografia
LAHERA, Jesús; FORTEZA, Ana. Ciências físicas nos ensinos fundamental e médio: modelos e exemplos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006. 224 p. (Biblioteca Artmed. Prática pedagógica). ISBN 9788536305851 MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. Disponível em: Minha Biblioteca, (3rd edição). Grupo GEN, 2013. MOREIRA, Marco Antônio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010. 80 p. ISBN 9788579280054

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Jogos e brincadeiras no ensino infantil e fundamental. 3. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 87p. (Oficinas aprender fazendo). ISBN 9788524911439   CARVALHO, Regina Pinto de. Física do dia a dia: mais 104 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula - e uma na sala de aula! Belo Horizonte: Autêntica, 2011. nv. ISBN v.2 9788575265543  COLL, César et al. Psicologia do ensino. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. 408 p. ISBN 9788573076028  HEWITT, Paul G. Física conceitual. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. xxiii, 743 p. ISBN 9788577808908 NARDI, Roberto; ALMEIDA, Maria José P. M. de (Org.). Analogias, leituras e modelos no ensino da ciência: a sala de aula em estudo. São Paulo: Escrituras, 2006. 159 p. (Educação para a ciência; 6). ISBN 9788575312162 SILVA, Laércio Evandro Ferracioli da; MOREIRA, Marco Antônio. Concepções espontâneas em termodinâmica: um estudo em um curso universitário, utilizando entrevista clínica. 1986. iii, 247f
Carregando...