Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Física Conceitual I ( DQF17096 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Discutir conteúdos de Física básica a partir de uma abordagem conceitual, recorrendo a fenômenos, situações cotidianas e experimentos simples, de forma a contribuir para o aprofundamento do conhecimento inicial dos futuros professores e para a discussão da abordagem dos conceitos na educação básica. Discutir as dificuldades de aprendizagem em Física na educação básica e apresentar a abordagem conceitual como estratégia de ensino, em contraposição à abordagem puramente matematizada. Realização de ações extensionistas relacionadas aos objetivos desta disciplina.     

Ementa
Nesta disciplina os conteúdos abordados serão: Movimento Retilíneo, Leis de Newton, Momentum, Energia, Movimento de Rotação, Gravitação, Movimento de Projéteis e Satélites, Temperatura, Calor e Dilatação, Transferência de Calor, Mudança de Fase, Termodinâmica, Propriedades da matéria: Sólidos e Fluidos. Estética do trabalho docente em física: Contraposição entre a abordagem tradicional focada em ferramentas matemáticas e a abordagem conceitual dos conteúdos. Execução de ações extensionistas. 

Bibliografia
Hewitt, P. Física Conceitual. Grupo A, 2015. 9788582603413.  YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física I. 10. ed. São Paulo: Addison-Wesley, 2003. 4 v. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física II . 10. ed. São Paulo: Addison-Wesley, 2003. 4 v.

Bibliografia Complementar
WALKER, J. O circo voador da Física. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC. 2008. 354 p. CARVALHO, R. P. de (Org.). Física do dia a dia: 105 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. CARVALHO, R. P. de. Física do dia a dia: mais 104 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula -- e uma na sala de aula! Belo Horizonte: Autêntica, 2011. ( VALADARES, E. C. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 3. ed., rev. e ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012  CARVALHO, A. M P. de et al . Ensino de física. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2011. XII 158 p.
Carregando...