Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Computação no Ensino e Aprendizagem de Ciência e Tecnologia ( DQF17072 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
40
Número de Créditos:
1

Objetivos
Capacitar estudantes para o uso ativo de tecnologias computacionais, para que  compreendam tal tecnologia como ferramenta de comunicação, produtora eficiente de informações e de objetos educacionais, dessa forma disseminando conhecimento, resolvendo problemas e exercendo seu protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Assim provendo ferramentas para criação de conteúdos digitais voltados para o ensino e para ter uma visão crítica das tecnologias digitais contemporâneas.

Ementa
Práticas de ensino de Ciência e Tecnologia por meio da criação e/ou utilização de experiências computacionais no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio e superior; Utilização ativa de computação para resolver problemas em ciência e tecnologia; Noções de programação; Computação numérica e simbólica;  Visualização de dados científicos; Uso de ambientes computacionais de simulação em problemas de Ciência e Tecnologia; Noções sobre Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial.

Bibliografia
SANTOS, Pricila Kohls dos. Tecnologia da informação no ensino de ciências. Porto Alegre SER - SAGAH 2018 1 recurso online ISBN 9788595022867. TAJRA, Sanmya F. Informática na Educação - Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor na Atualidade. Editora Saraiva, 2012. E-book. ISBN 9788536522265. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536522265/. Acesso em: 10 jul. 2023. SILVA, Fabricio M.; LEITE, Márcia C D.; OLIVEIRA, Diego B. Paradigmas de programação. Grupo A, 2019. E-book. ISBN 9788533500426. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788533500426/. Acesso em: 10 jul. 2023.

Bibliografia Complementar
NILO, Ney Coutinho Menezes. Introdução à Programação com Python - Algoritmos e lógica de programação para iniciantes. 2. ed., Rio de Janeiro, RJ: Novatec Editora, 2014. 334 p. ISBN 978-85-7522-408-3. BEHRMAN, Kennedy R. Fundamentos de Python para ciência de dados. Grupo A, 2023. E-book. ISBN 9788582605974. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605974/. Acesso em: 10 jul. 2023. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PARECER N.º: CNE/CES 1.304/2001. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf FACELI, Katti; LORENA, Ana C.; GAMA, João; AL, et. Inteligência Artificial - Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN 9788521637509. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521637509/. Acesso em: 10 jul. 2023.
Carregando...