Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Física para a Cidadania ( DQF17095 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Reconhecer relações entre Física, Cultura, Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente; Conhecer as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Ambiental; Conhecer as diretrizes curriculares nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; Compreender a importância do conhecimento científico, como forma de inclusão das pessoas no processo democrático e questionamento sobre a estrutura excludente das ciências; Promover a importância da diversidade e pluralidade, em suas mais diversas manifestações, e de uma visão integrada da natureza e da sustentabilidade; Compreender-se como ser atuante nas mudanças ambientais;

Ementa
Educação para a cidadania e a interface entre a Física e as Manifestações Culturais, a Educação Ambiental e a Educação Tecnológica. Educação para os direitos humanos e a formação cidadã: Diversidade sexual, religiosa, de faixa geracional, cultural, étnica e geográfica. Contribuições do profissional licenciado em Física para o exercício da cidadania.  

Bibliografia
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2004. xi, 154 p. ISBN 9788522103539 (broch.)   MULATO, Iuri P. Educação ambiental e o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Editora Saraiva, 2021. E-book. ISBN 9786559031139. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559031139/. Acesso em: 07 dez. 2022. TRIVELATO, Sílvia F.; SILVA, Rosana Louro F. Ensino de Ciências. Cengage Learning Brasil, 2016. E-book. ISBN 9788522126309. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/#/books/9788522126309/. Acesso em: 07 dez. 2022.

Bibliografia Complementar
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências – Fundamentos e Métodos – Coleção Docência em Formação. 1A Ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2003. Número de chamada: 37.02:50 D355e 4.ed. OLIVEIRA, M. AUGUSTIN, S. Direitos Humanos: emancipação e ruptura. Editora: Editora Educs Edição: 1ª (2013). LIMA, N. F. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Curitiba: Contentus, 73p,  2020. BRASIL. Casa Civil. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 22 out. 2013. BRASIL. Ministério da Educação/Secad. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. 2004.
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