Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa em Filosofia e o seu Ensino ( PROF0010 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação em Filosofia em Rede
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
O objetivo da disciplina é desenvolver a dimensão investigativa que acompanha o processo de ensino-aprendizagem, tendo o campo da escola da educação básica, notadamente no que tange à Filosofia e o seu ensino, como um espaço de pesquisa e produção de conhecimento, restituindo assim ao professor da disciplina o seu papel de pesquisador e produtor de conhecimento a partir de sua prática de ensino.

Bibliografia
AZEVEDO, J. Clóvis de; REIS, Jonas T. (orgs) Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CNE/CEB. Parecer n. 7, de 9/7/2010 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação básica. Brasilia: MEC, 2010. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CNE/CEB. Parecer n. 5 de 4/5/2011 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2011. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CNE/CEB. Resolução n. 2, de 30/1/2012 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2012. JELVEZ, Julio A. Q. A pesquisa como princípio pedagógico no Ensino médio. In: AZEVEDO, J. Clóvis de; REIS, Jonas T. (Orgs.) Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013. p. 117-137. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Básica. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 2006. 133p. (Orientações Curriculares para o ensino médio; volume 3. ____________; CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB Nº: 22/2008. MOSSE, Claude. O processo de Sócrates. Trad. A. Marques. São Paulo: Jorge Zahar Editor. 1990. MUCHAIL, Salma T. (org.). A Filosofia e seu ensino. 2ª ed. Petrópolis/RJ, Vozes; São Paulo, EDUC, 1995. (série eventos). SEVERINO, Antonio J.: SEVERINO, Estêvão S. Ensinar e Aprender com Pesquisa no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2012. ___________; Metodologia do Trabalho Científico, 23ª. Edição Revisada e Atualizada. Ed. Cortez, 2007.

Bibliografia Complementar
Carregando...