Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Filosofia do Ensino de Filosofia ( PROF0002 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação em Filosofia em Rede
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
O propósito desta disciplina é problematizar filosoficamente o Ensino de Filosofia, explorando a intrínseca relação entre a identidade e a didática da Filosofia. Investigar-se-á o ensino da Filosofia entre a questão pedagógica e a problemática filosófica, refletindo sobre os pressupostos filosóficos desse ensino. Serão discutidos: os diferentes significados do ensinar e do aprender Filosofia; as correlações entre as concepções de Filosofia e as metodologias de ensino; a radicalidade do perguntar filosófico; o ensino de filosofia como intervenção filosófica.

Bibliografia
Bibliografia básica 1. BRASIL. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2004.2. CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 3. WOLFF, F. .Filosofia grega e democracia.. In: Studio, São Paulo, n. 14, pp. 7-48, 1982. 

Bibliografia Complementar
Bibliografia complementar 1. ARENDT, H. A crise na educação. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972, pp. 221-247. 2. CASSIN, B. O Efeito Sofístico. São Paulo: Editora 34, 2005. 3. DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: ______. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 223-230. 4. FAVARETTO, C. F. .Filosofia, ensino e cultura.. In: KOHAN, W. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: editora/CNPq, 2004, pp. 43-53. 5. KOHAN, W. O. .Sócrates, a educação e a filosofia: de herói a anti-herói.. In: GALLO, S.; DANELON, M.; CORNELLI, G. (Orgs.). Ensino de filosofia. Teoria e Prática. IJUÍ: UNIJUÍ, 2004, v.1, pp.113-126. 6. PLATÃO. A República. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990. 7. RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Autêntica. Belo Horizonte. 2002. 8. WOLFF, F. .Filosofia grega e democracia.. In: Studio, São Paulo, n. 14, pp. 7-48, 1982. 9. ACRÉSCIMO: Dissertações de Mestrado do PROF-FILO. Disponível em: http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/dissertacoes-defendidas/ FÁVERO, A. A.; CEPPAS, F.; GONTIJO, P.; GALLO, S.; KOHAN.W. (Org.). O ensino de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set. dez., 2004.10. FÁVERO, A. A.; RAUBER, J. J.; KOHAN, W. O. (Org.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Unijuí: Editora UNIJUÍ, 2002. 11. GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.). Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.12. ______. Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: UNIJUÍ, 2004. 13. GELAMO, R. P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 14. KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 15. KOHAN, W. O. (Org.). Ensino de Filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 16. LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 17. MATOS, J. C. A formação pedagógica dos professores de filosofia: Um debate, muitas vozes. São Paulo: Loyola, 2013. 18. MURCHO, D. A natureza da filosofia e o seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002. 19. NETO, H. N. (Org.). O ensino da filosofia no 2o grau. São Paulo: SEAF/Sofia, 1986. 20. RANOVSKY, A. Filosofía del Docente Filósofo. Buenos Aires: Colisión Libros, 2011. . (Colección Escollos, Pensamiento) 21. SILVEIRA, R. J. T.; GOTO, R. A. (Org.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Edições Loyola, 2007. 22. _______. A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Loyola, 2009.
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