Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino das Artes Visuais ( DTA12755 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Proposta de reflexão e aprofundamento no campo do ensino das Artes Visuais, definida a cada semestre letivo. 

Bibliografia
IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.& Maria F. de Rezende e Fuzari. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001. ROSA, M.C. A formação de professores de Arte – diversidade e complexidade pedagógica. Florianópolis: Insular, 2005. 

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Formação estética de professores[as] da Educação Básica. Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano VI - Número 10 - Novembro de 2008. Acesso em 25 de agosto de 2014. BAKTHIN, M.M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP/UCITEC, 1988. COUTINHO, Gisele Cássia de Almeida. Os significados e os sentidos da arte na formação de professores. Tese de doutorado. PUC - São Paulo, 2006. 87 paginas. FARINA, Cyntia. Formação estética e estética da formação. In: FRITZEN, Celton; MOREIRA, Janine (Orgs.). Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas, SP: Papirus, 2008. FORTE, Marcelo. Repertório visual na formação do professor de Artes Visuais. Anais do 20º Encontro da ANPAP. Rio de Janeiro 21 de setembro a 1º de outubro de 2011. HONORATO. Aurélia Regina de Souza. “A formação de professores (re) significada nos espaços de narrativa”. In: FRITZEN, Celton; MOREIRA, Janine (Orgs.). Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas, SP: Papirus, 2008.  
Carregando...