Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA ( DTA06470 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Despertar o aluno para a compreensão do fenômeno artístico como manifestação sensível do homem em suas relações com o mundo e a vida; Estudar as principais manifestações artísticas a partir dos anos de 1960 até as realizações mais recentes, com ênfase no tratamento dado aos conceitos de espaço e tempo como elementos constitutivos da obra de arte contemporânea; Investigar de que modo tal tratamento imprime nas obras características que as afastam ou aproximam da produção dita modernista, traçando paralelos e contrapontos entre a produção nacional e internacional.

Ementa
Contextualização histórica nacional e internacional e análise conceitual das artes, a partir da década de 60 até as tendências atuais.

Bibliografia
ARCHER, Michel. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. COMPOGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: UFMG, 1996. DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006. FRIED, Michael. Arte e objetidade. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 9, p. 130-147, 2002. KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ______. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 17, p. 128-137, 2008. NEVES, Alexandre Emerick. Modernismos e arte contemporânea. Vitória: UFES/NEAD, 2011.

Bibliografia Complementar
DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. O'DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002. ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991.
Carregando...