Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
SEMIÓTICA ( FTA04974 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo Geral: Introduzir o aluno no universo do simbólico apresentando a Semiótica como mais um referencial teórico do qual ele (o aluno) pode lançar mão para proceder a uma decodificação. Objetivos Específicos: -Explicar os conceitos básicos que fundamentam a questão da relação entre linguagem e realidade; -Citar os modos de elaboração do pensamento/linguagem, descrevendo o processo de apreensão dos fenômenos na consciência; -Introduzir o aluno nos processos de decodificação através das correntes da Semiótica de primeira geração.

Ementa
Introdução à Semiótica Peirciana; Classificação da Linguagem Visual; Apresentação das Correntes Européia e Russa; Apresentação dos sistemas Intersemióticos;  

Bibliografia
NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. SP, Annablume, 1995. ______________. A Semiótica no século XX. SP, Annablume, 1996. PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. SP, Ed. Thomson and Learning, 2004. SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. SP, Brasiliense, 1986. __________________. Por uma classificação da Linguagem Visual. In: FACE, SP 2 (1): 43 - 67, jan/jun, 1989. __________________. A assinatura das coisas. RJ, Imago, 1992. __________________. A percepção: uma teoria semiótica. SP, Experimento, 1993. __________________. Estética - de Platão à Peirce. SP, Experimento, 1994. __________________. Teoria geral dos Signos: Semiose e autogeração. SP, Ed. Ática, 1995. __________________. Produção de Linguagem e Ideologia. 2 ed., ver e ampl., SP, Cortez, 1996. __________________. Imagem: cognição, semiótica, mídia. SP, Iluminuras, 1998. __________________. Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual, verbal. SP, Iluminuras, 2001 __________________. Semiótica Aplicada. SP, Thomson and Learning, 2002.

Bibliografia Complementar
Carregando...