Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Odontologia para crianças e Adolescentes - prática ( ODO15472 )
Unidade:
Departamento de Clínica Odontológica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
OBJETIVOS GERAIS Ao finalizar os estudos o aluno deverá ser capaz de: - Realizar o diagnóstico, prognóstico, planejamento e a execução do tratamento odontológico em crianças de 4 a 12 anos (crianças mais novas são atendidas no Projeto Bebê). - Dar assistência odontológica às crianças da comunidade, vivenciando as atividades relacionadas ao consultório de Odontopediatria, bem como a relação profissional/paciente/responsáveis.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS Proporcionar ao aluno conhecimentos e/ou estímulos para que, no decorrer do desenvolvimento da disciplina, ele seja capaz de: - Preencher corretamente uma ficha clínica odontológica, respeitando os princípios técnico-científicos, humanísticos e éticos da profissão. - Coletar e interpretar corretamente dados para fazer diagnóstico e prognóstico das alterações do sistema estomatognático da criança, por meio do exame clínico, radiográfico e complementar, que se fizerem necessários.  - Aplicar conhecimentos de psicologia, com o objetivo de condicionar a criança ao tratamento odontológico. - Reconhecer as diferenças anatômicas dos dentes decíduos e permanentes e aplicálas aos procedimentos endodônticos e ao preparo cavitário. - Reconhecer as diferenças anatômicas da cavidade bucal das crianças e dos adultos e aplicá-las no exame clínico e radiográfico e nos procedimentos de anestesia local. - Realizar as técnicas radiográficas em crianças. - Realizar as técnicas de anestesia local em crianças. - Indicar e executar tratamento endodôntico em dentes decíduos. - Indicar e executar exodontia de dentes decíduos. - Planejar a manutenção do espaço nos casos de perda precoce de dentes decíduos. - Aplicar os meios e métodos de prevenção à cárie e a doença periodontal. - Aplicar as normas de biossegurança. - Reconhecer a importância da investigação científica, através do acesso a conhecimentos atualizados via internet

Ementa
Seminários e atendimento odontológico integral da criança em ambulatório, aplicando os conhecimentos técnicos e científicos obtidos, buscando preservar e restabelecer a saúde bucal, por meio do tratamento preventivo, cirúrgico, endodôntico e restaurador.

Bibliografia
1. Dean, J. A.; McDonald, R. E.; Avery, D. R. McDonald and Avery Odontopediatria para crianças e adolescentes. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2011. eBook.  2. Guedes-Pinto, A. C. Odontopediatria. 9ª ed. Rio de Janeiro: Santos, 2016. 836 p.  3. Guedes-Pinto, A. C.; Bönecker, M.; Rodrigues, C. R. M. D. Odontopediatria. São Paulo: Santos, 2009, 446p.  4. Toledo, O.A. Odontopediatria: fundamentos para a prática clínica. 4ª Ed. Rio de Janeiro, MedBook, 2012, 432p.

Bibliografia Complementar
1. Widmer, R. P.; Cameron, A. C. Manual de Odontopediatria. 3ª ed. Rio de Janeiro : Elsevier Editora Ltda., 2012. eBook.  2. Millett, D. T.; Campbell, C.; Welbury, R. Casos Clínicos de Ortodontia na Odontopediatria. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2012. eBook.
Carregando...