Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Optativa Equivalente Teórica Periodontia Clínica Não Cirúrgica ( ODO15407 )
Unidade:
Departamento de Clínica Odontológica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
1. Preencher o Prontuário do paciente, respeitando os princípios técnico-científicos, humanísticos, éticos e de biossegurança;  2. Conhecer as técnicas periodontais para tratamento de eliminação da bolsa periodontal por meio da raspagem e alisamento radicular (RAR) supra e subgengival e suas indicações;  3. Preencher o Periodontograma de cada paciente contido no Prontuário,  4. Saber fazer Diagnóstico periodontal;  5. Aplicar a técnica radiográfica periapical de paralelismo para periodontia e interpretar os achados radiográficos das lesões periodontais;  6. Conhecer as técnicas de prevenção e controle do biofilme dentário periodontal;  7. Ser capaz de atuar na promoção de saúde, prevenção, diagnóstico precoce das lesões periodontais.

Ementa
Esta disciplina aborda tópicos teóricos sobre a Etiopatogenia (Etiologia e Patogênese) da Doença Periodontal com especial interesse nos mecanismos de formação do biofilme dentário e sua participação nos eventos de saúde e doença do periodonto e da técnica de raspagem e alisamento radicular (RAR) como terapia inicial/básica para tratamento da bolsa periodontal. Também se estuda o papel da resposta imunológica frente ao desafio do hospedeiro imposto pelo biofilme dentário, a qual determina a progressão da doença periodontal. Os sinais e sintomas das doenças periodontais são relatados, além de apresentar o comportamento histológico frente às lesões periodontais e as características das manifestações clínicas. Abordam-se os critérios básicos e essenciais para a coleta de dados periodontais do indivíduo visando um bom exame clínico periodontal para compor o diagnóstico periodontal. São ressaltadas informações sobre o diagnóstico, plano de tratamento e prognóstico periodontais e a implicação deste último no resultado final da terapêutica em longo prazo. Estudam-se as medidas preventivas e de controle de placa dental, e outras ações que compõem a terapêutica clínica periodontal inicial ou básica e sua importância, de acordo com o grau de resolutibilidade e facilidade de execução, além de destacar algumas associações da doença periodontal com doenças sistêmicas, tais como, problemas cardiovasculares, prematuridade, infecções respiratórias, insuficiência renal e tabagismo. Outras informações empregadas são a Terapia Periodontal de Desinfecção Total da Boca (Full-Mouth), técnica para controle de placa dental dentro de um período de até 24 horas e da Terapia Periodontal de Suporte que visa o acompanhamento do tratamento periodontal . 

Bibliografia
1 - LINDHE, J.; KARRING, T.; LANG, N.P. Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. Guanabara Koogan, 5a. ed, 2010. * Livro texto preferencial para as consultas pelos alunos.  2 - CARRANZA, F.A.; NEWMAN, M.G.; TAKEI, H.H.; KLOKKEVOLD, P.R. Periodontia Clínica. Guanabara Koogan, 10a. ed., 2007.

Bibliografia Complementar
1 - ARMITAGE, G.C.; LOOMER, P. M. Diagnósticos. Periodontologia 2000, vol. 34. n.8, São Paulo: Santos. Ed. 2005.  2 - ISHIKAWA I, BAEHNI, P. Terapia periodontal não cirúrgica. Periodontologia 2000, vol. 36, n.9. São Paulo: Ed. Santos. 2006.  3 - WOLF, H.F.; HASSEL, T.M. Manual de periodontia. Fundamentos, diagnóstico, prevenção e tratamento. Porto Alegre: Ed. Artmed. 2008. 
Carregando...