Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Extra-Muro em Promoção de Saúde II ( MSO07099 )
Unidade:
Departamento de Medicina Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
10
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
210
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS GERAIS: Oferecer aos estagiários do Curso de Odontologia da UFES a oportunidade de executar ações de saúde bucal (educativas, preventivas e clínicas) para a população no modelo docência-assistência, sob supervisão de dentistas locais (preceptores) e de professores (tutores). Objetivos Específicos: 1- Permitir que o aluno de graduação conheça o sistema de atenção à saúde bucal, trabalhando em policlínicas, centros, unidades de saúde, ambulatórios e/ou demais serviços, com vistas ao crescimento de suas habilidades técnicas, auto-confiança, capacidade de diagnóstico e planejamento clínico, bem como o desenvolvimento de seu senso crítico e ético frente à realidade da odontologia;  2- Sedimentar a formação profissional, com base nas ciências sociais, capaz de instrumentalizar os alunos para leituras críticas da realidade e enfrentamento dos problemas individuais e coletivos da saúde bucal;  3- Proporcionar o conhecimento da realidade social, econômica, cultural, demográfica, urbana e/ou rural da localidade/estabelecimento em que estiver sediado, permitindo a reflexão sobre os determinantes sociais da saúde e sobre os instrumentos necessários ao enfrentamento das desigualdades em saúde e das desigualdades no acesso aos serviços, bem como a aproximação de diferentes órgãos ligados à saúde coletiva;  4 - Possibilitar a participação no diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação das ações e serviços de saúde bucal;  5- Compreender o processo de trabalho em equipe de saúde e a participação em atividades multiprofissionais, a partir dos diferentes níveis de complexidade das ações e atribuições dos diferentes membros da equipe;  6 - Conhecer na prática os princípios, objetivos e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS);  7 - Entender as inter-relações estabelecidas entre as diversas esferas de governo envolvidas na operacionalização do SUS no âmbito municipal;   8- Propiciar momentos pedagógicos que possibilitem ao aluno de graduação a reflexão do papel do profissional de saúde no    planejamento de ações e enfrentamento dos problemas diagnosticados a nível local.

Ementa
Estágio curricular extramuros, realizado em parceria com municípios do Estado do Espírito Santo, com permanência integral dos estudantes no ambiente dos serviços de saúde. O estudante realiza atividades odontológicas clínicas no modelo docência-assitência em ambientes rurais e urbanos, bem como planejamento de ações, atividades educativas e preventivas ligadas à saúde coletiva. O estágio pode ser realizado ainda em outras instituições públicas, filantrópicas, beneficentes, privadas, igrejas, organizações não governamentais, etc

Bibliografia
- ALMEIDA FILHO, N e ROUQUAYROL, M Z. Introdução à epidemiologia moderna. Rio de Janeiro: MEDSI, 2002. - BRAGA, José Carlos de Souza & PAULA, Sérgio Góes de. Saúde e Previdência. 2aed. São Paulo: HUCITEC, 1986. BRASIL. Legislação sobre o Sistema Único de Saúde (Lei 8080 e 8142/1990).
 - DIAS, A.A. Saúde Bucal Coletiva: metodologia de trabalhos e práticas. Editora Santos, 2006. - MACAU, M. Saúde Bucal Coletiva: implementando ideias....concebendo integralidade. Editora Rubio,, 2008. - PEREIRA, A.C. Odontologia em Saúde Coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Editora Artmed, 1a edição, 2003. 

Bibliografia Complementar
- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Assuntos Administrativos. SUS: a saúde do Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_saude_brasil_3ed.pdf. Acesso em julho, 20. 2012. - Santana, M. L.; Carmagnani, M. I. Programa saúde da família no Brasil: um enfoque sobre os pressupostos básicos, operacionalização e vantagens. Saúde e Sociedade v. 10, n.1, p.33-53, 2001. - Frazão, P.; Narvai, P.C. Saúde bucal no Sistema Único de Saúde: 20 anos de lutas por uma política pública. Saúde em Debate , Rio de Janeiro, v. 33, n. 81, p. 64-71, jan./abr. 2009. - Lourenço EC et al.. A inserção de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família no Estado de Minas Gerais . Ciência & Saúde Coletiva , v. 14(Supl. 1), p.1367-1377, 2009. - Pereira, C.R.S et al. Impacto da ESF sobre indicadores de saúde bucal: análise em municípios do Nordeste brasileiro com mais de 100 mil habitantes. Cad. Saúde Pública , Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 449-462, mar, 2012   
Carregando...