Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Odontogeriatria ( PRO12710 )
Unidade:
Departamento de Prótese Dentária
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecer as alterações da boca causadas ou associadas ao envelhecimento. Analisar as repercussões dessas alterações no estado geral e bucal dos idosos. Analisar os efeitos da dieta e uso de medicamentos sobre a saúde bucal dos idosos. Estudar a prevalência das doenças bucais dos idosos. Diagnosticar através de exames clínico, radiográfico e laboratorial as condições de saúde bucal dos idosos. Conhecer e realizar algumas modalidades de tratamento odontológico em pacientes idosos.

Ementa
Estudo das alterações bucais relacionadas ao envelhecimento e a interação das diversas doenças de interesse médico com a prática odontológica que repercutem com o estado geral e bucal do indivíduo idoso. Conhecer as funções do aparelho mastigatório e sua importância no processo da digestão, nutrição e dieta e a utilização e os efeitos dos medicamentos sobre a saúde bucal dos idosos. Realizar o diagnóstico, a prevenção, conhecer e realizar algumas modalidades de tratamento das doenças bucais do paciente geriátrico para promoção da saúde e melhor qualidade de vida.

Bibliografia
BRUNETTI-MONTENEGRO, FL; MARCHINI, L.Odontogeriatria: uma visão gerontológica. Rio de janeiro: Elsevier:2013, 360p. CAMPOSTRINI, E (org.). Odontogeriatria. Rio de Janeiro: Revinter. 2004, 267p. MONTENEGRO, F.L.B. Odontogeriatria: noções de interesse clínico. São Paulo: Artes Médicas, 2002, 481p.

Bibliografia Complementar
CARDOSO, M.C.A.F. Sistemas estomatognático e envelhecimento: associando as características clínicas miofuncionais orofaciais aos hábitos alimentares. / Tese de doutorado / Programa de pós-Graduação em Gerontologia Biomédica PUCRS, Porto Alegre, 2010. 74p. FREITAS JÚNIOR, A.C. et al. Envelhecimento do aparelho estomatognático: alterações fisiológicas e anatômicas. Revista Odontológica de Araçatuba, v.29, n.1, p. 47-52, Jan./Jun., 2008. GARBUGLIO, J.L. Sorrindo na melhor idade. Uma abordagem atual da reabilitação oral na terceira idade. São Paulo: Santos. 2009, 162 p. NOBRE, C.V.C. Avaliação dos hábitos de higiene bucal e da eficácia da utilização de escovas convencional e elétrica por idosos de centros de convivência de Vitória-ES / Tese de Mestrado / Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica-UFES, Vitória: 2009. 91p. Odontologia para a terceira idade. Jornal do CFO, n.98, jan.fev.mar. 2011, p.6-7. www.cfo.org.br. RIVALDO, E.G. et al.  Envelhecimento e saúde bucal. Stomatos, v.14, n.26, jan./jun. 2008. VARELLIS, M.L.Z. O Paciente com necessidades especiais na Odontologia. Manual Prático. São Paulo: Santos, 2005. 511p. VENDOLA, M.C.C.; ROQUE NETO, A. Bases clinicas em odontogeriatria. Santos: São Paulo, 2009, 441. VON USLAR, I.S.D. et al. Saúde, previdência e seguridade: o desafio para a saúde bucal no envelhecimento e a qualidade de vida. Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 65, n. 2, p.257-262, jul./dez. 2008.
Carregando...