Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio em Promoção de Saúde ( MSO12387 )
Unidade:
Departamento de Medicina Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
OBJETIVOS GERAIS: Ao finalizar os estudos da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Planejar, desenvolver e avaliar atividades de promoção da saúde direcionadas à comunidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Proporcionar ao aluno conhecimentos e/ou estímulos para que, no decorrer do desenvolvimento da disciplina, ele seja capaz de: Identificar os fundamentos básicos da Promoção de Saúde; Identificar os fundamentos básicos do Modelo de Vigilância à Saúde; Identificar os fundamentos básicos de Território em Saúde; Compreender a Organização do serviço de saúde público odontológico Propor e implementar ações de promoção de saúde bucal; Reconhecer a importância do trabalho inter/multidisciplinar e de parcerias intersetoriais para a prática de promoção da saúde. 

Ementa
Introdução à Promoção de Saúde; Modelo de Vigilância à Saúde; Promoção de Saúde e Determinantes Sociais; Território; Organização do serviço de saúde público odontológico; Ações de Promoção de Saúde Bucal.

Bibliografia
  - HELMAN, C. Cultura, saúde e doença. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007 -  JUNGES, J.R. et al. Saberes populares e cientificismo na estratégia saúde da família: complementares ou excludentes? Ciência & Saúde Coletiva, n. 16, v. 11, p.4327-35, 2011. http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=3231 - NUTO, S.A.S, NATIONS, M.K., COSTA, I.C.C. Aspectos culturais na compreensão da periodontite crônica: um estudo qualitativo. www.scielo.br/pdf/csp/v23n3/26.pdf - PIRES, C.G.S., MUSSI,F.C. Crenças em saúde para o controle da hipertensão arterial  http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=2017 1.     - BERTOLANI, M.N. Representações sociais da saúde e políticas de saúde voltadas a populações indígenas: uma análise da relação entre o sistema de saúde Guarani e a biomedicina. [dissertação de mestrado]. Vitória: programa de pós-graduação em política social, Universidade Federal do Espírito Santo, 2008. – BARCELOS, V. Educação ambiental: sobre princípios, metodologia e atitudes. Rio de Janeiro: Vozes: 2008. - SARCINELLI, A.P. A política de saúde indígena no Brasil na década de 1990 e o Sistema Único de Saúde: o caso das aldeias do Espírito Santo [dissertação de mestrado]. Vitória: programa de pós-graduação em saúde coletiva, UFES, 2009

Bibliografia Complementar
Carregando...