Objetivos Específicos: (explicitar conceitos, habilidades, procedimentos e/ou competências definidos na Ementa. Os objetivos específicos irão oferecer elementos para a organização e/ou definição dos conteúdos programáticos.
1. Compreender as áreas de atuação da ortodontia, suas divisões e subdivisões;
2. Conhecer as etapas do crescimento e desenvolvimento da face, assim como a evolução das dentições decídua, mista e permanente, nos seres humanos;
3. Conhecer os estágios da biogênese das dentições decídua, mista e permanente;
4. Definir e entender a etiologia e o desenvolvimento das más oclusões;
5. Classificar as más oclusões;
6. Aprender a solicitar os exames complementares necessários para uma avaliação mais precisa da má oclusão;
7. Colher dados dos exames clínicos e complementares para a construção do diagnóstico ortodôntico, identificando os diferentes casos de más oclusões;
8. Identificar os desvios da normalidade na biogênese dentária e suas consequências para o desenvolvimento das más oclusões, habilitando-o para procedimentos preventivos e educativos;
9. Detectar as causas dos desvios da normalidade no crescimento facial;
10. Utilizar o agrupamento de más oclusões principalmente através da classificação de Angle para definir comprometimentos dentários e/ou esqueléticos, definir estratégias de tratamento, época ideal de abordagem do problema, e prognóstico;
11. Conhecer meios de prevenção de más oclusões, orientando pais e pacientes sobre a importância de hábitos normais como amamentação materna e respiração nasal, e o perigo dos hábitos anormais de pressão;
12. Compreender a resposta biológica no controle do crescimento facial e na movimentação dentária, consequente à ação dos aparelhos ortodônticos e ortopédicos, buscando uma visão ampla no entendimento dos mais diversos recursos de tratamento;
13. Apresentar habilidade manual na dobragem de fios ortodônticos, para confecção de grampos e molas;
14. Apresentar habilidade manual na dobragem de fios ortodônticos, para confecção de grampos e molas;
15. Apresentar habilidade manual para a confecção de aparelhos ortodônticos e ortopédicos simples, de prevenção e interceptação de má oclusão em estágio inicial;
16. Compreender a mecânica ortodôntica, a partir da geração de forças e momentos, e como são dissipados, proporcionando os movimentos dentários;
17. Conhecer áreas correlacionadas à ortodontia, para integração de conhecimentos;
18. Compreender a importância das investigações científicas e da busca de conhecimentos baseado em evidência cientifica.