Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Saúde, Sociedade e Cultura ( MSO09610 )
Unidade:
Departamento de Medicina Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS GERAIS: Ao finalizar os estudos da disciplina o aluno deverá ser capaz de:      §  Conhecer os determinantes sociais e culturais do processo saúde-doença; §  Aprender noções de educação étnico racial, história e cultura dos povos indígenas, educação ambiental. Pensar criticamente e analisar os problemas de saúde da sociedade, procurando soluções para os mesmos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Proporcionar ao aluno conhecimentos e/ou estímulos para que, no decorrer do desenvolvimento da disciplina, ele seja capaz de: § Compreender os mecanismos de interação entre saúde e doença na sociedade, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizando-se e comprometendo-se com o ser humano; Exercer a profissão dentro do contexto social e cultural, entendendo-a como forma de participação e controle social.

Ementa
Contextualização do ensino e do mercado de trabalho em odontologia, introdução às ciências sociais na saúde, contribuição das ciências sociais na compreensão e análise do processo saúde e doença. Sociedade contemporânea: desenvolvimento e influencia nos determinantes sociais e culturais de saúde. Globalização e saúde. Fatores culturais e sociais influenciando a saúde / saúde bucal. 

Bibliografia
-        HELMAN, C. Cultura, saúde e doença. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. -        KRIGER, L (Org.). ABOPREV – Promoção de saúde bucal. São Paulo: Santos, 2003. -        PEREIRA, A. C. Odontologia em saúde coletiva: Planejando ações e promovendo saúde. Artmed, Porto Alegre, 2003. -        BARCELOS, V. Educação ambiental: sobre princípios, metodologia e atitudes. Rio de Janeiro: Vozes: 2008. -        SARCINELLI, A.P. A política de saúde indígena no Brasil na década de 1990 e o Sistema Único de Saúde: o caso das aldeias do Espírito Santo [dissertação de mestrado]. Vitória: programa de pós-graduação em saúde coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo, 2009. -  GIOVANELLA, L. Política e Sistema de Saúde no Brasil. Editora Fiocruz - Rio de Janeiro, 2008.

Bibliografia Complementar
-                BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE . Portaria 2.488/GM , de 21/10/2011. Aprova a Política Nacional da Atenção Básica. - BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. -  JUNGES, J.R. et al. Saberes populares e cientificismo na estratégia saúde da família: complementares ou excludentes? Ciência & Saúde Coletiva, n. 16, v. 11, p.4327-35,2011.  http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=3231 . - NUTO, S.A.S, NATIONS, M.K., COSTA, I.C.C. Aspectos culturais na compreensão da periodontite crônica: um estudo qualitativo. www.scielo.br/pdf/csp/v23n3/26.pdf - PIRES, C.G.S., MUSSI,F.C. Crenças em saúde para o controle da hipertensão arterial  http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=2017 .         - BERTOLANI, M.N. Representações sociais da saúde e políticas de saúde voltadas a populações indígenas: uma análise da relação entre o sistema de saúde Guarani e a biomedicina. [dissertação de mestrado]. Vitória: programa de pós-graduação em política social, Universidade Federal do Espírito Santo, 2008.                - BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE. Sistema Único de Saúde .  Brasília: CONASS, 2011.
Carregando...