· ANTUNES, Celso. O cotidiano escolar através de casos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 295 p.
· CARVALHO, A. M. P. &; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 1998.
· LEAL, M. C.; LINHARES, C.; MONTEIRO, A. J. J. Formação de professores: uma crítica à razão e à política hegemônicas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 211 p.
· COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
· DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. 2. ed. rev. - São Paulo: Cortez, 2001. 207 p.
· PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 192 p.