Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio I ( SEA15384 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
Fornecer aos alunos do curso de Licenciatura em Química, vivência e análise crítica relacionados aos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola, no âmbito do Ensino Médio; possibilitar aos alunos do curso de Licenciatura em Química, a oportunidade de articular as diferentes práticas pedagógicas do professor em uma perspectiva interdisciplinar; enfatizar os procedimentos de observação e reflexão visando à atuação em situações contextualizadas, com o registro dessas observações realizadas e a resolução de situações-problema.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. Realizar um diagnóstico sobre as necessidades e aspirações dos diferentes segmentos da escola sobre à educação, sendo capaz de identificar os diferentes interesses e a partir desta pesquisa de planejar, articular e realizar atividades educativas nesta comunidade. Atribuições do professor de Química na educação básica. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo escolar e cultura; seleção e organização de conteúdo, metodologia do ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo; e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e operacionalização de processos pedagógicos. Experiência docente. Elaboração de atividades de estágio que articulem a unidade teoria e prática para serem aplicadas durante a visita às escolas-campo.

Bibliografia
·         TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325 p. ·         LINHARES, Célia (org.). Os professores e a reinvenção da escola: Brasil e Espanha. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. ·         FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 175 p.

Bibliografia Complementar
·         ANTUNES, Celso. O cotidiano escolar através de casos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 295 p. ·         CARVALHO, A. M. P. &; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 1998. ·         LEAL, M. C.; LINHARES, C.; MONTEIRO, A. J. J. Formação de professores: uma crítica à razão e à política hegemônicas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 211 p. ·         COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. ·         DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. 2. ed. rev. - São Paulo: Cortez, 2001. 207 p. ·         PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 192 p.
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