Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino de Laboratório IV ( SEA15361 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
A presente disciplina tem por objetivos gerais fornecer aos alunos do curso de Licenciatura em Química, subsídios teóricos e práticos relacionados à metodologia do ensino experimental de Físico Química, para que o futuro professor de Química que está sendo formado desenvolva competências e habilidades na sua prática pedagógica, contribuindo desta maneira juntos aos seus futuros alunos, uma aceleração no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos no Ensino Médio. Conhecer e propor as principais práticas pedagógicas ensino de laboratório de Físico Química tanto em espaços formais quanto em espaços não formais.

Ementa
Aplicações didático-pedagógicas de físico-química: (a) ensino e prática de soluções: unidades de concentração, preparo de soluções, definição termodinâmica de soluções; (b) ensino teórico-experimental das propriedades coligativas: crioscopia, ebulioscopia e osmometria; (c) ensino teórico-experimental de termoquímica: conceito de calor, temperatura e energia; processos físicos e químicos com liberação e absorção de energia na forma de calor; (d) ensino teórico-experimental de cinética química e cinética física: velocidade de reação química, cinética química e conservação dos alimentos, sedimentação, difusão, condutividade iônica e eletrólise; (e) ensino teórico-experimental de células galvânicas: conceito de número de oxidação, conceito de pilhas, fenômenos de oxirredução, a saber: corrosão de metais e sua relação com produtos de limpeza; (f) transversalidades e associações com o cotidiano em relação aos temas propostos. Análise do guia do programa nacional do livro didático (PNLD) do ensino médio de química vigente. Abordar as principais práticas extensionistas no âmbito da Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino de Laboratório de Físico Química, tanto em espaços formais quanto em espaços não formais.

Bibliografia
·         ROCHA-FILHO, R. C.; SILVA, R.R.; Cálculos básicos da química. 4ª ed., São Paulo: EDUFSCAR, 2014. ·         SANTOS, W.L.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2010. ·         BASTOS, C.L.; KELLER, V. Aprendendo a Aprender: introdução à metodologia científica.Petrópolis: Vozes, 2004.

Bibliografia Complementar
·         BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química: a ciência central. 9ª. ed., São Paulo: Pearson. Prentice Hall, 2005. ·         ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5ª ed., Porto Alegre: Bookman, 2011. ·         KOTZ, J.C.; TREICHEL. P. Química Geral e Reações químicas, v.1, 6ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2010. ·         BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Ed., 2013. 336 p. ·         Artigos do Journal of Chemical Education, Química Nova e Química Nova na Escola.
Carregando...