Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Meio Ambiente e Educação ( SEA15359 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer o histórico e discutir os conceitos de natureza e seus papéis na Educação Ambiental visando o desenvolvimento sustentável; Analisar os temas envolvendo degradação ambiental e discussão sobre educação e ação ambiental no Brasil e no mundo; Discutir as práticas pedagógicas parar tornar as ações governamentais e a contribuição dos cidadãos e da sociedade mais efetivas no combate aos impactos socioambientais; Debater sobre a base legal e institucional para meio ambiente, especialmente a legislação que envolve a Educação Ambiental.

Ementa
Educação, meio ambiente e cotidiano. Conceito de meio ambiente. Atmosfera, litosfera e hidrosfera. Ciclos hidrogeoquímicos. História da questão ambiental. Revolução industrial e a subordinação da natureza. Interações e Poluição das águas, ar e solos. Sociedade, desenvolvimento e sustentabilidade ambiental. Energia e suas implicações ambientais. Substâncias tóxicas. Biomonitoramento. Normas e Legislações ambientais. Abordar as principais práticas extensionistas no âmbito do Ensino de Meio Ambiente e Educação, tanto em espaços formais quanto em espaços não formais.

Bibliografia
·          DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de ·          educação ambiental. 2. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Gaia, 2006. 224 p. ·          ROCHA, J. C.; ROSA, A. H.; CARDOSO, A. A. Introdução à química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004, 154 p ·          ZUIN, V.G. A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de química. Campinas, SP: Átomo, 2011, 179 p.

Bibliografia Complementar
·          GONÇALVES, T. M.; SANTOS, R. (Org.). Cidade e meio ambiente: estudos interdisciplinares. Criciúma, SC: Ed. UNESC, 2010. 354 p. ·          CABRAL NETO, A; MACEDO FILHO, F. D.; BATISTA, M. S. S. (Org.). Educação ambiental: caminhos traçados, debates políticos e práticas escolares. Brasília, DF: Liber Livro, 2010. 217 p. ·          ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. xv, 965 p. ·          BAIRD, C.; CANN, M. C. Química ambiental. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2011. 844 p. ·          MARTINELLI, L. A. et al. Desvendando questões ambientais com isótopos estáveis. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 144 p. ·          LENZI, E.; FAVERO, L. O. B.; LUCHESE, E. Bi. Introdução à química da água: ciência, vida e sobrevivência. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009. 604 p.
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