Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino de Laboratório III ( SEA15357 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
A presente disciplina tem por objetivos gerais fornecer aos alunos do curso de Licenciatura em Química, subsídios teóricos e práticos relacionados à metodologia do ensino experimental de Química Inorgânica, para que o futuro professor de Química que está sendo formado desenvolva competências e habilidades na sua prática pedagógica, contribuindo desta maneira juntos aos seus futuros alunos, uma aceleração no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos no Ensino Médio. Conhecer e propor as principais práticas pedagógicas ensino de laboratório de Química Inorgânica tanto em espaços formais quanto em espaços não formais.

Ementa
Aplicações didático-pedagógicas de Química Inorgânica: (a) ensino teórico-experimental de substâncias químicas e misturas; (b) ensino teórico-experimental de reações químicas; (c) ensino teórico-experimental de átomos e moléculas; (d) ensino teórico-experimental sobre a estrutura atômica da matéria; (e) ensino teórico-experimental sobre a tabela periódica; (f) ensino teórico-experimental sobre ligações química; (g) transversalidades e associações com o cotidiano em relação aos temas propostos. Análise do guia do programa nacional do livro didático (PNLD) do ensino médio de química vigente. Abordar as principais práticas extensionistas no âmbito da Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino de Laboratório de Química Inorgânica, tanto em espaços formais quanto em espaços não formais.

Bibliografia
·         BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Ed., 2013. 336 p. ·         BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química: a ciência central. 9a. ed., São Paulo: Pearson. Prentice Hall, 2005. ·         LUZ JUNIOR, G. E.; SOUSA, S. A. A.; MOITA, G. C.; MOITA NETO, J. M. Química geral experimental: uma nova abordagem didática. Química Nova [online]. 2004, v.27, n.1, p.164-168.

Bibliografia Complementar
·         Rocha, J. R. C.; Cavicchioli, A.  Uma Abordagem Alternativa para o Aprendizado dos Conceitos de Átomo, Molécula, Elemento Químico, Substância Simples e Substância Composta, nos Ensinos Fundamental e Médio. Química Nova da Escola. 2005, n.21, p.29-33. ·         ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed., Porto Alegre: Bookman, 2012. ·         FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 192 p. ·         Mortimer, E. F. O significado das fórmulas Química. Química Nova da Escola. 1996, n.3, p.19-21. ·         Azevedo, E. R.; Nunes, L. A. O. Construção de um espectrógrafo de projeção e sua utilização em demonstrações de espectroscopia óptica. Química Nova. 2008, v.31, n.8, p.2199-2204. ·         Duarte, H. A. Carga Nuclear Efetiva e Suas Consequência Para a Compreensão da Estrutura Eletrônica dos Átomos. Química Nova da Escola. 2003, n.17, p.22-26. ·         Fernandez, C.; Marcondes, M. E. R. Concepção dos Estudantes Sobre Ligação Química. Química Nova da Escola. 2006, n.24, p.20-24. ·         Almeida, W. B.; Santos, H. F. Modelos teóricos para a compreensão da estrutura da matéria. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. 2001, n.4, p.6-13.
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