Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino da Evolução da Química ( SEA15345 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer o estudo do ensino da evolução da histórica da Química; analisar como a Química se tornou uma Ciência Experimental; conhecer a posição da Química relacionadas as outras áreas do conhecimento científico; analisar o processo de ensino-aprendizagem de ciência em Química.

Ementa
Implicações Científico-pedagógicas do ensino da evolução histórica da Química (origens da Química; Alquimia e Protoquímica; Química dos Séculos XVI a XXI) na formação inicial e continuada de professores; Contribuições do ensino da História da Química para a realização de práticas críticas e dinâmicas em sala de aula; Desdobramentos didáticos sobre a compreensão da natureza ontológica, epistemológica e histórica do conhecimento científico; Repercussões no Processo de Ensino-aprendizagem da Ciência Química, entendida como empresa coletiva e histórica, pelo tratamento das suas relações com a tecnologia, com a cultura e com a sociedade. Abordar as principais práticas extensionistas no âmbito do Ensino da Evolução da Química, tanto em espaços formais quanto em espaços não formais.

Bibliografia
·          CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 127 p. ·          MAAR, J.H..; História da química: uma história da ciência da matéria. 2. ed. ampl. e rev. Florianópolis, SC: Conceito Editorial, 2008. ·          SILVA, D.D.; NEVES, L.S.; FARIAS, R.F.; História da química no Brasil. 4. ed. rev. Campinas, SP: Átomo, 2011.

Bibliografia Complementar
·          ARAGÃO, M.J.; História da química. Rio de Janeiro: Interciência, 2008. ·          LE COUTEUR, P.; BURRESON, J.; BORGES, M.L.X.A.; Botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. ·          KEAN, S. A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2011. ·          BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Breve história da ciência moderna. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2011. v. ·     SCHWARCZ, J. A.; Barbies, bambolês e bolas de bilhar: 67 deliciosos comentários sobre a fascinante química do dia-a-dia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.
Carregando...