Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação ( SEA15326 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar aspectos relevantes dos históricos e filosóficos da educação moderna e contemporânea percebendo a inter-relação entre educação, cultura, ciência, ética e conhecimento cotidiano, bem como compreender as contribuições e conhecimentos da história, da filosofia e da linguística para a sociedade.

Ementa
A relação entre a educação e seu contexto sócio-histórico-cultural: diferentes sociedades, diferentes educações e diferentes educações dentro da mesma sociedade. Gênese histórica e desenvolvimento do modelo hegemônico de escola no mundo e no Brasil. As diferentes correntes educacionais e seus fundamentos filosóficos: ontológicos, axiológicos, políticos, epistemológicos, gnosiológicos, estéticos. Teorizações funcionais, críticas e pós-críticas: diferenças e contradições.

Bibliografia
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2002.CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 5. ed. São Paulo: Ática, 1995.GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2003.

Bibliografia Complementar
ADORNO T. W. Educação e emancipação. In: ______. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. São Paulo: Jorge Zahar, 1998FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. São Paulo: Jorge Zahar, 1997.GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.·         GALLO, Silvio. Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis; Vozes, 2003.
Carregando...