Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino de Química IV (Físico-Química) ( QUI15072 )
Unidade:
Departamento de Química
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Desenvolvimento de experimentos para elucidar os conceitos de química de forma pratica, para os estudantes de ensino médio. Os projetos desenvolvidos nessa disciplinas poderão ser aplicados nos estágios supervisionados proporcionando ao estudante a aplicação dos conhecimentos e o desenvolvimento próprio ao exercício da docência.

Ementa
Aplicações didático-pedagógicas de físico-química: (a) ensino e prática de soluções: unidades de concentração, preparo de soluções, definição termodinâmica de soluções ; (b) ensino teórico-experimental das propriedades coligativas: crioscopia, ebulioscopia e osmometria ; (c) ensino teórico-experimental de termoquímica: conceito de calor, temperatura e energia; processos físicos e químicos com liberação e absorção de energia na forma de calor ; (d) ensino teórico-experimental de cinética química e cinética física: velocidade de reação química, cinética química e conservação dos alimentos, sedimentação, difusão, condutividade iônica e eletrólise ; (e) ensino teórico-experimental de células galvânicas : conceito de número de oxidação, conceito de pilhas, fenômenos de oxirredução, a saber : corrosão de metais e sua relação com produtos de limpeza; (f) transversalidades e associações com o cotidiano em relação aos temas propostos. Análise do guia do programa nacional do livro didático (PNLD) do ensino médio de química vigente.

Bibliografia
BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E.; BURDGE, J. R . Química: a ciência central . 9ª. ed., São Paulo: Pearson. Prentice Hall, 2005. ROCHA-FILHO, R. C.; SILVA, R.R.;  Cálculos básicos da química  . 4ª ed., São Paulo: EDUFSCAR, 2014. ATKINS, P.; JONES, L.  Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente  . 5ª ed., Porto Alegre: Bookman, 2011.

Bibliografia Complementar
KOTZ, J.C.; TREICHEL. P. Química Geral e Reações químicas, v.1, 6ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2010. SANTOS, W.L.P.  Educação em Química: compromisso com a cidadania  . Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2010. BASTOS, C.L.; KELLER, V.  Aprendendo a Aprender  : introdução à metodologia científica.Petrópolis: Vozes, 2004.  MASTERTON, W. L; HURLEY, C.N. Química. Princípios e Reações . 6ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2010. CHANG, R. Química Geral: conceitos essenciais . 4ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2007  Artigos do Journal of Chemical Education, Química Nova e Química Nova na Escola.
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