Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado IV ( TEP15071 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
Os objetivos serão definidos em conjunto com o Colegiado do curso.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo; seleção e organização de conteúdos, metodologia do ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo; e avaliação da aprendizagem. Estudo da causa dos conflitos escolares e das possibilidades de mediação. Observação em unidades escolares e elaboração de projetos de mediação de conflitos junto da comunidade escolar. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e operacionalização de processos pedagógicos.

Bibliografia
CARVALHO, A. M. P. &; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. SãoPaulo: Cortez, 1998. DELIZOICOY, D. &; ANGOTI, J. A. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1992. FERRAÇO, C. E. Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005. LEAL, M. C., LINHARES, C. (orgs.). Formação de professores: uma crítica à razão e às políticas hegemônicas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. LINHARES, Célia (org.). Os professores e a reinvenção da escola: Brasil e Espanha. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes. 2010

Bibliografia Complementar
ALVES, N. G., AZEVEDO, J. G. A. (orgs.). Formação de Professores: possibilidades do impossível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. COSTA, M. V. (org.) Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar: Convite à viagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. SANTOS, B. Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989. TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Jan/Abr, 2000, p.5-24.
Carregando...