Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino de Química III (Inorgânica) ( QUI15068 )
Unidade:
Departamento de Química
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Desenvolvimento de experimentos visando a aprendizagem dos conceitos através de atividades praticas. Os projetos desenvolvidos nessa disciplinas poderão ser aplicados nos estágios supervisionados proporcionando ao estudante a aplicação dos conhecimentos e o desenvolvimento próprio ao exercício da docência.

Ementa
Aplicações didático-pedagógicas de Química Inorgânica: (a) ensino teórico-experimental de substâncias químicas e misturas; (b) ensino teórico-experimental de reações químicas; (c) ensino teórico-experimental de átomos e moléculas; (d) ensino teórico-experimental sobre a estrutura atômica da matéria; (e) ensino teórico-experimental sobre a tabela periódica; (f) ensino teórico-experimental sobre ligações química; (g) transversalidades e associações com o cotidiano em relação aos temas propostos. Análise do guia do programa nacional do livro didático (PNLD) do ensino médio de química vigente. 

Bibliografia
BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química: a ciência central. 9a. ed., São Paulo: Pearson. Prentice Hall, 2005. • LUZ JUNIOR, G. E.; SOUSA, S. A. A.; MOITA, G. C.; MOITA NETO, J. M. Química geral experimental: uma nova abordagem didática. Química Nova [online]. 2004, v.27, n.1, p.164-168. • Rocha, J. R. C.; Cavicchioli, A. Uma Abordagem Alternativa para o Aprendizado dos Conceitos de Átomo, Molécula, Elemento Químico, Substância Simples e Substância Composta, nos Ensinos Fundamental e Médio. Química Nova da Escola. 2005, n.21, p.29-33.

Bibliografia Complementar
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed., Porto Alegre: Bookman, 2012. • Mortimer, E. F. O significado das fórmulas Química. Química Nova da Escola. 1996, n.3, p.19-21. • Azevedo, E. R.; Nunes, L. A. O. Construção de um espectrógrafo de projeção e sua utilização em demonstrações de espectroscopia óptica. Química Nova. 2008, v.31, n.8, p.2199-2204. • Duarte, H. A. Carga Nuclear Efetiva e suas Consequências Para a Compreensão da Estrutura Eletrônica dos Átomos. Química Nova da Escola. 2003, n.17, p.22-26. • Fernandez, C.; Marcondes, M. E. R. Concepção dos Estudantes Sobre Ligação Química. Química Nova da Escola. 2006, n.24, p.20-24. • Almeida, W. B.; Santos, H. F. Modelos teóricos para a compreensão da estrutura da matéria. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. 2001, n.4, p.6-13.
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