Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino de Química Quântica ( QUI15064 )
Unidade:
Departamento de Química
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Abordagem da evolução conceitual que levou concepção do modelo atômico atual, correlacionando com aspectos humanos, científicos e históricos e suas implicações no ensino de química.

Ementa
A nova concepção de Ciência e a formação de professores de Química; Desdobramentos didáticos sobre a compreensão dos aspectos e problemas da Ciência no século XIX: a velha quântica; Implicações científico-pedagógicas do Ensino dos modelos atômicos: aspectos humanos, históricos e científicos; Repercussões no Processo de Ensino-aprendizagem da Ciência Química a partir do estudo dos seguintes tópicos: (a) o modelo atômico atual - o átomo de hidrogênio; (b) aplicação a Sistemas Simples; (c) postulados da Mecânica Quântica; (d) princípio da construção; (e) Tabela periódica - história, construção e organização.

Bibliografia
LEVINE, I.N.; Físico-Química. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v.2 HOLLAUER, E.; Química Quântica, Rio de Janeiro, LTC. 2008. ATKINS, P.; PAULA, J.; Físico-Química, 9ª. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2012, Volume 1. BALL, D.; Físico Química. São Paulo: Thomson, 2005. v.1. CACHAPUZ, A. et al. (Org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. 3. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. CHASSOT, A.I.; A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994. BALL, D.W.; Físico-química. São Paulo: Thomson, 2006. 2 v. GIL, V.M. S.; Orbitais em átomos e moléculas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. BACHELARD, G.; A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D.; Formação de professores de ciências: tendências e inovações.  São Paulo: Cortez, 1993. MALDANER, O.A.; A formação inicial e continuada de professores de química: professo-res/pesquisadores. 4. ed. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2013.

Bibliografia Complementar
WEDLER, G.; Manual de Química Física, 4ª ed. Calouste Gulbenkian, 2001. CASTELLAN, G.; Fundamentos de Físico-Química. Rio de Janeiro: LTC, 1978. v.2 SOUZA, A. A.; FARIAS, R.F.; Elementos de química quântica. Campinas, SP: Átomo, [20--? ] TRSIC, M.; PINTO, M.F.S.; Química quântica: fundamentos e aplicações. Barueri, SP: Manole, 2009. CHASSOT, A.I.; Alfabetização científica: questões e desafios para a educação.  Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2006. SANTOS, W.L.P.; MALDANER, O.A. (Org.); Ensino de química em foco. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2010.
Carregando...