Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado I ( TEP15058 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Proporcionar ao futuro professor praticar conteúdos didáticos-pedagógicos convivência com o ambiente escolar e com profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. Atribuições do professor de Química na educação básica. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo escolar e cultura; seleção e organização de conteúdo, metodologia do ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo; e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e operacionalização de processos pedagógicos. Experiência docente. Elaboração de atividades de estágio que articulem a unidade teoria e prática para serem aplicadas durante a visita às escolas-campo.

Bibliografia
CARVALHO, A. M. P. &; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências . São Paulo: Cortez, 1998. DELIZOICOY, D. &; ANGOTI, J. A. Metodologia do ensino de Ciências . São Paulo: Cortez, 1992. FERRAÇO, C. E. Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo . São Paulo: Cortez, 2005. LEAL, M. C., LINHARES, C. (orgs.). Formação de professores: uma crítica à razão e às políticas hegemônicas . Rio de Janeiro: DP&A, 2002. LINHARES, Célia (org.). Os professores e a reinvenção da escola: Brasil e Espanha . 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional . Petrópolis, RJ. Ed. Vozes. 2010

Bibliografia Complementar
ALVES, N. G., AZEVEDO, J. G. A. (orgs.). Formação de Professores: possibilidades do impossível . Rio de Janeiro: DP&A, 2004. COSTA, M. V.(org.) Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação . 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar: Convite à viagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. SANTOS, B. Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna . 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989. TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários : Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Jan/Abr, 2000, p.5-24.
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