Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tecnologias digitais para o ensino de Química ( QUI15043 )
Unidade:
Departamento de Química
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Apresentação e aplicação dos meios de comunicação e informação na educação. Utilização e produção de materiais  didáticos abordando conteúdo de química.

Ementa
As Tecnologias Educacionais e seu Papel na Sociedade Tecnológica. Estudo e planejamento da utilização dos meios de comunicação e informação na educação. Diferentes mídias e seu potencial pedagógico. O ensino e a aprendizagem na modalidade EAD. A estrutura da Rede em EAD, e as ferramentas de utilização através da tecnologia da informação. A orientação em EAD. Utilização e produção de materiais didáticos.

Bibliografia
CASTRO JUNIOR, A. N. Informática educativa I: ambientes virtuais para apoio à aprendizagem. Vitória: NEAD, 2003 CASTRO JUNIOR, A. N.Informática educativa II: ambientes de autoria para apoio à descrição do conhecimento. Vitória: NEAD, 2003 BAZZO, W. A.Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnologica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998 CARDOSO, G. A mídia na sociedade em rede: filtros, vitrines, notícias. Rio de Janeiro: FGV, 2007 KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003. LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Bibliografia Complementar
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2007 DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2010 FERRÉS, J. Televisão e Educação. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. FILHO, C. M. Sociedade Tecnológica. São Paulo: Editora Scipione, 1994. FISCHER, R. M. B. Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Tradução Rosisca Darcy de Oliveira MORAES, R. de A. Rumos da Informática Educativa no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias a mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. NEGROPONTE, N. A vida digital. Tradução Sérgio Tellaroli. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. PRETTO, N. de L. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996. SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 1999. SANDHOLTZ; J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. C. Ensinando com Tecnologia. Criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. SCHAFF, A. A Sociedade Informática. São Paulo: Unesp/Brasiliense, 1990. GOMES; F. L. S. Videoconferência: Sistemas e Aplicações. Florianópolis: Visual Books; 2003.
Carregando...