Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FÍSICA II ( TEP14469 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
150
Número de Créditos:
7

Objetivos
Os objetivos serão definidos pelo Departamento que oferta a disciplina.

Ementa
Diagnóstico e intervenção no contexto escolar. Planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas de ensino de física no ensino médio. Análise e produção de recursos didáticos. Regência de aulas por meio do uso de diferentes estratégias de ensino. Avaliação do ensino e da aprendizagem em física. Análise crítica da intervenção desenvolvida no contexto escolar da Educação Básica.

Bibliografia
1.             DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 2.             DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M.  A Pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 3.             ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Bibliografia Complementar
1.             AMBRÓZIO, R. M. Uma intervenção educacional com enfoque no ensino por investigação: abordando as temáticas termodinâmica e Óptica. 2014. 88f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, Vitória, 2014. 2.             DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Física. São Paulo: Cortez, 1991. 3.             GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2012. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/fp/fppdf/guimaraes_giordan-enpec-2012.pdf. Acesso:26/09/2016. 4.             TERRAZAN, E. A.; SILVA, A. A. e ZAMBON, L.B.. Avaliando planejamentos didáticos para o ensino de Física. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VII, Florianópolis, SC, 2009. IN Atas. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1138.pdf. Acesso 26/09/16. 5.             SILVA JUNIOR, J. M. A construção de Conhecimentos Científicos nas Aulas de Física Utilizando Atividades Investigativas. 2015. 129f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória 2015. SOUZA, D. R. JR.. O ensino de eletrodinâmica em uma perspectiva investigativa: analisando os desdobramentos sobre a aprendizagem dos estudantes. 2014. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, Vitória, 2014.
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