Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PESQUISA, PRÁTICA E INSTRUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA II ( FIS14465 )
Unidade:
Departamento de Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
A disciplina Pesquisa, Prática e Instrumentação no Ensino de Física  IItem por objetivo o desenvolvimento deestratégias de ensino e aprendizagem dos conteúdos Física, comembasamento teórico e que envolvam o uso de Experimentos, Vídeos, Simulações Computacionais, etc. Osprojetos desenvolvidos estão direcionados à prática do Professor de Física no contexto da sala de aula d oEnsino Médio (80%) e Ensino Fundamental (20%). 

Ementa
Aspectos da História da Ciência enfatizando a evolução e elaboração do conhecimento científico voltado ao conteúdo de Ondas e Termodinâmica. Problematização do Ensino de física na escola básica: Planejamento de estratégias didáticas para o ensino de física. Física e Meio ambiente: tópicos associados aos conteúdos de Termodinâmica. Elaboração e Desenvolvimento de Experimentos, Vídeos e Software de Ondas e Termodinâmica para a Educação Básica.

Bibliografia
1.            MOREIRA M. A. Teorias de Aprendizagem. Ed. Pedagógica e Universitária LTDA. São Paulo – SP. 1999 2.            BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK J. A. e GUIMARÃES S. Motivação para Aprender: Aplicações no Contexto Educativo. Ed: Vozes. Petrópolis– RJ: Editora Vozes 2010. 3.            HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física. Vol 3 e 4. 9a edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora (LTC), 2012.

Bibliografia Complementar
1.            FEYNMAN, Richard P., Leighton, Robert B. e Sands, Mattthew. Lições de Física de Feynman. Volumes 1, 2 e 3. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008. 2.            ARAUJO I S & MAZUR E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 30, n. 2: p. 362-384, ago. 362 2013. 3.            HEWITT, Paul G. FÍSICA Conceitual. 11a edição. Porto Alegre: Bookman Editora, 2011. 4.            Artigos de Congressos e Revistas da área de Pesquisa em Ensino de Física. 5.            Dissertações de Mestrado do Programa de  Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES. Disponíveis em http://www.ensinodefisica.ufes.br/pos-graduacao/PPGEnFis. 6.          Ozônio e a Radiação UV-B; Kirchhoff, Transitec Ed. 1995.
Carregando...