Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Currículo da educação básica ( TEP13808 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
A constituição histórica do campo do currículo: fundamentos, concepções e perspectivas. Acompanhamento e análise das atuais políticas do currículo da/na Educação Básica: prática discursiva, cotidiano e cultura escolar, identidade, diferença e diversidade.

Bibliografia
1) BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB:2013. 2) GOODSON, Ivon F.  Currículo: teoria e história . Petrópolis: Vozes, 1995. 3) LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Org.).  Teorias de currículo . São Paulo: Cortez, 2011.

Bibliografia Complementar
1) ALVES, N. (Org.). Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2004. 2) APPLE, M. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000. 3) FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. (Org.). Currículos: pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alli, 2013. 4) SACRISTAN, G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto alegre: ARTMED, 2000. 5) SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Carregando...