Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Ensino de Química ( PQUI0342 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
As interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. O conhecimento científico-tecnológico e seus impactos sociais, culturais, éticos, políticos e ambientais. O movimento CTS: histórico, objetivos e modalidades. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS no Ensino de Química.

Bibliografia
Bibliografia Principal: BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Contexto da Educação Tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC,1998. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994. LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2011. LÓPEZ, C.; LUJÁN, J.L.; MARTÍN, G. M.e OSORIO, C. Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003. SANTOS, W.L.P e MORTIMER, E.F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência . Tecnologia. Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio . Pesquisa em Educação em Ciências, 2002,V.2, N. p.1-23. SANTOS, W.L.P.; AULER, D. CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: UNB, 2011. Bibliografia Complementar: ACEVEDO DÍAZ, J. A.; VÁZQUEZ ALONSO, A.; MANASSERO MAS, M. A. y ACEVEDO ROMERO, P. Aplicación de una Nueva Metodología para evaluar las Creencias del Profesorado sobre la Tecnología y sus relaciones con la Ciência. Educação Química, 16(3). jiulho, 2005, pp 372-382. BECK, Ulrich. Sociedade de Risco. Rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2010. BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1997. CASA DA CIÊNCIA. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ-Casa da Ciência, 2002. CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. v.1. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. v.2. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 2 ed. Ijuí: Unijuí, 2001. DUPAS, Gilberto. Ética e Poder na Sociedade da Informação: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2.ed. São Paulo: UNESP, 2001. ELIZONDO, Celso Vargas. Ética y Tecnologia em el Desarrollo Humano. Cartago: Editorial Libro Universitário Regional, 2005. FREIRE-MAIA, Newton. A Ciência por Dentro. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. GUATTARI, Felix. As Três Ecologias. 21 ed. Campinas: Papirus, 2012. Página 17/86 - 01/04/2013 17:29:21 HABERMAS, Jürgen. Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa: Edições 70, 2001. HAGUETE, T.M.F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis, Vozes, 1987. HEIDEGGER, Martin. A Questão da Técnica. In: Ensaios e conferências. 7.ed. Petropolis: Vozes, 2010. p.11-38. IBARRA, Andoni; OLIVÉ, León. (Eds.) Cuestiones Éticas en Ciencia y Tecnologia en el Siglo XXI. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 2003. JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. LATINI, R.M.; SANTOS, M.B.P.; CANESIN, F.P.; COTELO, P.F.S.M. A Abordagem CTS no Ensino de Química. Revista Práxis. Nº 10. Dewz. 2013. LATINI, R.M. e SOUSA, A.C. Ensino de Química e Ambiente: as articulações presentes na revista Química nova na Escola (QNEsc), Investigações em Ensino de Ciências . V16(1), 2011pp. 143-159. MORIN, Edgar. O Método (6): ética. Porto Alegre: Sulina, 2005. POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994. SANTOS, B.S.. Conhecimento Prudente para uma Vida Decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2006. SANTOS, P. R. dos. O Ensino de Ciências e a Ideia de Cidadania. Mirandum. Ano X, 2006, n. 17. WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. 17 ed. São Paulo: Cultrix, 2011. VARGAS, Milton. Para uma Filosofia da Tecnologia. São Paulo: Alfa-Omega, 1994.

Bibliografia Complementar
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