Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino das artes na Educação do Campo ( LCE14225 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Apresentar a legislação brasileira sobre ao ensino da arte. - Conhecer os componentes curriculares do ensino da arte      - Compreender os diferentes espaços de formação do arte-educador. - Elaborar planejamento em arte educação para Educação do Campo. 

Ementa
Didática do ensino da arte: infantil, fundamental e médio. Elementos curriculares de ensino da arte :  teatro, dança, música e artes visuais. Formação da arte educador e sua relação com os sujeitos do campo. 

Bibliografia
BARBOSA, Ana Mae.  Arte-Educação: conflitos/acertos. SP: Max Limonad, 1985. MARTINS, Mirian Celeste e FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo e FUSARI, Maria Felismina de Rezende. Metodologia do Ensino da Arte . 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. OSTROWER, Fayga. Universo da Arte. Petrópolis, Vozes, 1983. 

Bibliografia Complementar
DUARTE Jr., Por que arte-educação? . Campinas: Papirus, 1986.           OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis, Vozes, 1989. PARSONS, Michael. Compreender a Arte. Lisboa, Presença, 1992. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf>. Acesso em 05 de agosto de 2017.   __________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1998.  
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.