Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução aos estudos das artes ( LCE14203 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Oferecer subsídios teórico – metodológico sobre os conceitos de Arte como construção do sujeito. - Conhecer as áreas de atuação das Artes e sua contextualização a partir da história da arte. - Estimular a prática de experimentações em arte a partir da construção individual e coletiva.  -  Investigar os diversos aspectos Artes como construção do sujeito; - Dimensionar conceptual e de forma prática o campo da arte. 

Ementa
Estudo do fenômeno artístico a partir de uma perspectiva histórico-social. Áreas de criação artística: artes visuais, teatro, música e dança. Práticas e materiais bi -tridimensionais.  Leitura de imagens e apreciação estética. História da arte. Arte e Cultura Popular. Principais tendências da arte na educação. A arte como desenvolvimento da criatividade, da expressão e da comunicação. Formas de ver, fruir, contextualizar e fazer arte. 

Bibliografia
NOGUEIRA, Márcia Pompeo ; Franzoni, Tereza Mara. Arte no campo : perspectivas políticas e desafios . São  Paulo Paulo: Outras expressões , 2016. PARSONS, Michael. Compreender a Arte . Lisboa, Presença, 1992. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projetos de trabalho . Porto Alegre: Artes.  

Bibliografia Complementar
  BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em 07 de agosto de 2017.  BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf>. Acesso em 05 de agosto de 2017. FUSARI, M.F.R.; FERRAZ, M. H. C. T. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Editora Cortez, 2. ed., 1999.  MARTINS, Miriam Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M.Terezinha Telles. Didática do Ensino de arte: A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.    REBOUÇAS, Moema Martins e DADALTO,Maria Gorete (Org.) Investigações nas práticas educativas da arte. Vitória-ES: EDUFES, 2012.       
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.