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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práticas corporais, esportes e educação física ( LCE-14223 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Problematizar questões sobre o corpo, o movimento humano e a prática pedagógica na escola; - Analisar os pressupostos das diferentes abordagens do movimentar-se humano e suas implicações para a construção da prática pedagógica; - Problematizar a Cultura Corporal de movimento na temática Jogo, submetida aos processos de escolarização; - Realizar o estudo introdutório dos Esportes; - Compreender as relações entre Esporte e Sociedade e suas implicações na sociedade contemporânea; - Planejar e vivenciar atividades esportivas tendo em vista o contexto escolar e não-escolar de povos do campo. 

Ementa
O movimentar-se e suas diferentes interfaces no contexto escolar e não escolar de comunidades campesinas; Abordagens metodológicas do movimentar-se na perspectiva de uma educação do/no/para o campo; O jogo como elemento pedagógico; Introdução ao estudo do Esporte; O Esporte como meio educativo. 

Bibliografia
KUNZ, Elenor. Educação Física, ensino e mudança. Ijuí: UNIJUÍ, 1991. MELO, Victor Andrade de Melo. História da Educação Física e do Esporte no Brasil: Panorama e Perspectivas. São Paulo: IBRASA. 1999.  GRUNENNVALDT, Grunnenvaldt; SCHNEIDER, Omar; KHUN, Roselaine; RIBEIRO, Sérgio Dorensk Dantas. Educação Física, Esporte e Sociedade: temas emergentes. Coleção Educação Física, Esporte e Sociedade: temas emergentes, v. 1. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe, Depto. de Educação Física, 2007. 

Bibliografia Complementar
CHICON, José Francisco. Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica. Vitória: EDUFES, 2004. COLETIVO DE AUTORES, Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. FEIJÓ, Olavo G. Corpo e movimento: uma psicologia para o esporte. Rio de Janeiro: Shape Ed. e Promoções, 1992. p. 07-78. KUNZ, Elenor. (Org.). Didática da educação física 1. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. KUNZ, Elenor. (Org.). Didática da educação física 2. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. MARCELINO, Nelson Carvalho. Lazer e Humanização. Campinas: Papirus, 1983. RAPPAPORT, Clara Regina. Modelo Piagetiano. In: TAILLE, Yves de La; Oliveira, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa (Org.). Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial. p. 35-44. RIBEIRO, Gabriela Machado; MARIN, Elizara Carolina. Educação Física escolar: a ação pedagógica e sua legitimação enquanto prática social na Escola Itinerante do MST. Movimento, Porto, Alegre, v. 15, n. 4, p. 63-82, out./dez. 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/6181/6939>. SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes Européias e Brasil. 2 ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2001. VAZ, Alexandre F. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES, São Paulo, ano 19, n. 48, ago. 1999. p. 89-106. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a06.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2010.  
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