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Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino da Educação Física ( LCE14219 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
-        Debater Pesquisa e Docência em Educação Física nas escolas do campo; -        Analisar as políticas públicas em Educação Física, Esporte e Lazer e suas implicações na sociedade contemporânea; -        Analisar a aplicação de diferentes propostas pedagógicas para a Educação Física escolar em escolas do campo; -        Compreender os limites e possibilidades de aplicação dos temas transversais nas aulas de Educação Física; -        Desenvolver a competência para analisar, planejar e ministrar aulas de EF para alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, considerando as especificidades desses sujeitos; 

Ementa
Prática docente, estudo e construção de orientações planejadas à intervenção pedagógica e à produção de conhecimento da Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em escolas do campo. 

Bibliografia
ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2004. ELENOR, Kunz. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ,. 2004. OLIVEIRA, Edna Castro de; BARBOSA FILHO, Custodio Jovêncio. Educação de jovens adultos e educação do campo: políticas públicas e os sentidos do direito à educação. Inter-Ação, Revista da Faculdade de Educação, UFG, v. 36, n. 2, jul./dez, 2011. 

Bibliografia Complementar
CAPARRÓZ, Francisco Eduardo; ANDRADE FILHO, Nelson Figueiredo de. Educação física escolar: política investigação e intervenção. v. 2. Vitória: LESEF/UFES: Uberlândia: NEPECC/UFU. 2004, p. 13-33. DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n.1 (suplemento), 2001. GRUNENNVALDT, José Tarcísio; SCHNEIDER, Omar; KHUN, Roselaine; RIBEIRO, Sérgio Dorensk Dantas. Educação Física, Esporte e Sociedade: temas emergentes. Coleção Educação Física, Esporte e Sociedade: temas emergentes, v. 2. São Cristovão: Editora da UFS, Depto. de Educação Física, 2008. HILDEBRANDT, R.; LAGING, R. Concepções abertas no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986. MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo Cultura e Sociedade. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.  NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educação & Sociedade [online]. 2005, v. 26, n. 91, p. 599-615. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a15v2691.pdf>. RIBEIRO, Gabriela Machado; MARIN, Elizara Carolina. Educação Física escolar: a ação pedagógica e sua legitimação enquanto prática social na Escola Itinerante do MST. Movimento, Porto, Alegre, v. 15, n. 4, p. 63-82, out./dez. 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/6181/6939>. SANTOS, Luiz Anselmo Menezes. A educação física como componente curricular: o que deve ser ensinado? O que deve ser aprendido? Aracajú: UFS, 2008, p. 73-86. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. SOUSA, Eustáquia Salvadora de; VAGO, Tarcísio Mauro. A Educação Física e as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental. Presença Pedagógica, Belo Horizonte-MG, p. 47-55, v. 5, n. 26, mar./abr. 1999. VAGO, Tarcísio Mauro. A educação física na cultura escolar: discutindo caminhos para a intervenção e a pesquisa. Rio de Janeiro: Autores Associados. 2003, p. 197-221. 
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