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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Linguística Textual ( LCE14210 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A)      Compreender as contribuições da Linguística Textual para processo de ensinoaprendizagem da compreensão e da produção textual. B)      Considerar o alcance da Linguística de texto e suas contribuições para o trabalho com o texto em aulas de Língua Portuguesa. C)     Problematizar acerca das concepções de linguagem, texto e sentido na Linguística Textual. D)     Compreender as noções de textualidade: critérios linguísticos, pragmáticos e interacionais. E)      Compreender os mecanismos de coesão textual. F)      Analisar a coesão e a coerência em textos diversos. G)     Problematizar as implicações da Linguística Textual para o ensino da língua materna, tendo em vista a análise de documentos oficiais e materiais didáticos. H)     Compreender as relações entre oralidade e escrita, possibilitando uma visão não dicotômica relativa a essas duas modalidades, tendo em vista seus contextos de produção. I)        Refletir e problematizar acerca de fatores linguísticos e enunciativos utilizados na produção de textos argumentativos. J)       Analisar a prática educacional vigente, propondo alternativas para a superação dos limites encontrados, objetivando possibilidades de implementação de inovações didáticopedagógicas que estimulem mudanças qualitativas  no  que  tange  ao  ensinoaprendizagem  da Língua Portuguesa, tendo em vista as especificidades das/nas escolas do campo, mediante as possíveis contribuições da Linguística Textual. 

Ementa
Fundamentos da linguística textual. Concepções de texto e fatores de textualidade. Coesão textual. Coerência textual. 

Bibliografia
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística textual: introdução. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008.  KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 3. ed. - Sao Paulo: Contexto, 1991. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A Coesão textual. 7. ed. - São Paulo: Contexto, 1997.  VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.  

Bibliografia Complementar
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo, SP: Parábola, 2003.  KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria.  Ler e compreender: os sentidos do texto.  São Paulo: Contexto, 2006. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. 9. ed. - São Paulo: Cortez, 2003.  MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008.  MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 9. ed. rev. São Paulo, SP: Cortez, 2012.  
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