A) Discutir concepções de língua, linguagem, texto, discurso.
B) Conhecer a história dos estudos da linguagem
C) Propiciar, sob o escopo da linguística, elementos para compreender os fenômenos da linguagem e suas implicações socioculturais, tendo em vista o entendimento da língua portuguesa em sua constituição e funcionamento, como condição indispensável para as ações do professor que atua com o ensino de língua materna.
D) Compreender a linguística em sua base conceitual (a linguística como ciência).
E) Conhecer e compreender a história das principais ideias linguísticas e as diferenças conceituais entre elas, tendo propiciando uma visão geral da história da Linguística.
F) Compreender as concepções saussureana, bem como a ideia de signo.
G) Compreender concepções de linguagem que sucederam pensamento saussureano.
H) Identificar os principais ramos da Linguística.
I) Contrapor formalismo e funcionalismo.
J) Compreender as mudanças linguísticas, bem como suas características.
K) Reconhecer as especificidades das dimensões escrita, oral e gestual da linguagem.
L) Analisar as relações entre as modalidades oral e escrita da língua.
M) Compreender as noções de normatização, variedade e diversidade linguística.
N) Problematizar o que se entende por preconceito linguístico e seus desdobramentos.
O) Entender o sentido de gramática e suas diferentes abordagens/concepções.
P) Discutir sobre o ensino e aprendizado da gramática na Educação Básica.
Q) Compreender as inter-relações entre teoria e prática linguístico-pedagógica, tendo em vista os conhecimentos estudados.
R) Analisar criticamente o desenvolvimento do ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista a
correlação e inter-relação com os conhecimentos estudados;
S) Analisar criticamente documentos oficiais e materiais didáticos relativos ao ensino de Língua Portuguesa, correlacionando-os aos conhecimentos estudados.
T) Analisar e repensar a prática educacional vigente, propondo alternativas para a superação dos limites encontrados, objetivando possibilidades de implementação de inovações didáticopedagógicas que estimulem mudanças qualitativas no que tange ao ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa, tendo em vista as especificidades das/nas escolas do campo.