Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução aos Estudos Linguísticos ( LCE14205 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A)       Discutir concepções de língua, linguagem, texto, discurso. B)       Conhecer a história dos estudos da linguagem C)      Propiciar, sob o escopo da linguística, elementos para compreender os fenômenos da linguagem e suas implicações socioculturais, tendo em vista o entendimento da língua portuguesa em sua constituição e funcionamento, como condição indispensável para as ações do professor que atua com o ensino de língua materna. D)      Compreender a linguística em sua base conceitual (a linguística como ciência).  E)       Conhecer e compreender a história das principais ideias linguísticas e as diferenças conceituais entre elas, tendo propiciando uma visão geral da história da Linguística. F)       Compreender as concepções saussureana, bem como a ideia de signo. G)      Compreender concepções de linguagem que sucederam pensamento saussureano. H)      Identificar os principais ramos da Linguística. I)         Contrapor formalismo e funcionalismo. J)        Compreender as mudanças linguísticas, bem como suas características. K)       Reconhecer as especificidades das dimensões escrita, oral e gestual da linguagem. L)        Analisar as relações entre as modalidades oral e escrita da língua. M)      Compreender as noções de normatização, variedade e diversidade linguística. N)      Problematizar o que se entende por preconceito linguístico e seus desdobramentos. O)      Entender o sentido de gramática e suas diferentes abordagens/concepções. P)       Discutir sobre o ensino e aprendizado da gramática na Educação Básica. Q)      Compreender as inter-relações entre teoria e prática linguístico-pedagógica, tendo em vista os conhecimentos estudados. R)      Analisar criticamente o desenvolvimento do ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista a correlação e  inter-relação com os conhecimentos estudados; S)       Analisar criticamente documentos oficiais e materiais didáticos relativos ao ensino de Língua Portuguesa, correlacionando-os aos conhecimentos estudados. T)       Analisar e repensar a prática educacional vigente, propondo alternativas para a superação dos limites encontrados, objetivando possibilidades de implementação de inovações didáticopedagógicas   que  estimulem  mudanças  qualitativas  no  que  tange  ao  ensinoaprendizagem   da Língua Portuguesa, tendo em vista as especificidades das/nas escolas do campo. 

Ementa
Concepções de língua e linguagem e discurso. Características da linguagem humana. A língua(gem) como objeto de estudo. História das ideias linguísticas. A linguística como ciência. Língua e sociedade: variedade linguística. Concepções de gramática .  

Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e filosofia da linguagem:  problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. BAGNO, Marcos.  Preconceito linguístico:  o que é, como se faz. 51. ed. São Paulo: Loyola, 2009. FIORIN, José Luiz (Org.).  Introdução à linguística.  6. ed. São Paulo: Contexto, 2002.  

Bibliografia Complementar
BENVENISTE, Émile.  Problemas de linguística geral I.  5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.   FÁVERO, Leonor Lopes; AQUINO, Zilda G. O.; ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O.  Oralidade e escrita:  perspectivas para o ensino de língua materna. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.).  Manual de linguística.  2. ed. São Paulo: Contexto, 2011. (9 exemplares). MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Org.).  Introdução à linguística:  domínios e fronteiras. 9. ed. rev. São Paulo, SP: Cortez, 2012. TRAVAGLIA, Luiz Carlos.  Gramática e interação:  uma proposta para o ensino de gramática no 1o. e 2o. graus. 3. ed. - São Paulo: Cortez, 1997.  
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.