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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação ( ECH14748 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apresentar um panorama histórico-filosófico da educação ocidental percebendo continuidades e rupturas nos seus objetivos e objetos, bem como contextualizá-la. Explicitar paradigmas, questões atuais e correntes de pensamento educacionais contemporâneos, situando-os em sua historicidade e sua influência no Brasil.

Ementa
História da educação. Filosofia da educação. Sociologia da educação. Correntes do pensamento e tendências pedagógicas. Questões atuais da educação. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional. Educação, Inclusão e Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Bibliografia
1. ARANHA, M. L. A. Filosofia da educação . 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006. 2. BICCAS, M. S.; FREITAS, M. C. História Social da Educação Brasileira (1926-84 1996) . São Paulo: Cortez, 2009. 3. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.

Bibliografia Complementar
1. ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. 2. ANTÃO, R. C. N. O Direito a Educação do adolescente em situação de privação de liberdade. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2013. www.teses.usp.br. 3. BRASIL (Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada). Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais . Brasília: SECAD, 2016. Disponível em: portal.mec.gov.br/dmdocumentos/orientaçõesetnicoraciais.pdf. 4. BRASIL (Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica). Diretrizes Nacionais para o atendimento escolar de adolescentes e jovens em cumprimento. Brasília: CNE/CBE, 20016. Disponível em: portal.mec.gov.br. 5. GONDRA, J. G. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro . São Paulo, Cortez, 2008. 6. OLIVEIRA, D. A. Educação Básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis: Vozes, 2000. 7. SKLIAR, C. (org). Educação & Exclusão: Abordagens Socioantropológicas em Educação Especial. Porto Alegre: Mediações, 2013.
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