Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrado de Prática de Ensino I ( DCN14747 )
Unidade:
Departamento de Ciências Naturais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Discutir os objetivos do Ensino de Química no nível básico visando à formação do cidadão. Desenvolver a capacidade de análise das dificuldades cognitivas dos estudantes do Ensino Básico no aprendizado de conceitos químicos. Desenvolver o pensamento crítico e científico para a prática do ensino de química. Conhecer os documentos oficiais que orientam o ensino de Química. Desenvolver a capacidade de avaliar e indicar bibliografia para o Ensino de Química no nível médio. Orientações e ações para a educação das relações étnicos-raciais, História Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

Ementa
Conhecendo a Química e sua importância. A química no desenvolvimento sustentável. Função social do ensino de química. A linguagem do ensino química para promoção de uma Aprendizagem Significativa. Relações entre os documentos oficiais e o ensino de Química. Dificuldade de aprendizagem de conceitos básicos de química, origens e consequências para o ensino. Ética profissional e educação das relações étnico-raciais, História e Cultura afrobrasileira. Reflexão sobre o papel do livro didático no ensino de química e análise da dinâmica de sua utilização em sala de aula.

Bibliografia
1. CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 24. ed. Piracicaba, SP: Papirus, 2011. 2. ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2007. 3. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a Cidadania. 3.ed, Ijuí: UNIJUI, 2003. 4. CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A. F.; GIL-PÉREZ, D. O ensino das ciências como Compromisso Científico e Social: Os caminhos que percorremos. São Paulo-SP: Cortez, 2012. 5. CORENZA, J. A. Formação Inicial de Professores:Conversas Sobre Relações Raciais e Educação. São Paulo-SP: Appris, 2018.6. MARÇAL, J. A.; LIMA, S. M. A. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015.

Bibliografia Complementar
1. URSZTYN, M. Ciência, ética e sustentabilidade. 2.ed. São Paulo-SP: Cortez, 2001. 2. FERNANDES, Maria Luiza Machado. O ensino de química e o cotidiano. Curitiba: Ibpex, 2007. 3. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 4. MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química – Assessoria Pedagógica, São Paulo-SP:Scipione, 2015. 5. MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 6. BACKES, J. L.; PAVAN, R. Relações étnico-Raciais, Gênero e Desigualdade Social na Educação Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2016.7. Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Virtual de Química, Journal of Chemical Education, Experiências em Ensino de Ciências.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.