Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Economia e Inovação ( ECO12472 )
Unidade:
Departamento de Economia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir conceitos e questões relacionados à tecnologia, progresso técnico e à economia da inovação, tratando de considerá-las não apenas como questões em seus aspectos teóricos, mas principalmente como um processo social, com repercussões na competitividade empresarial, setorial, regional e nacional. Lançar luzes sobre a situação atual e perspectivas do Sistema Brasileiro de Inovação. 

Ementa
O progresso técnico e a teoria econômica; A contribuição dos clássicos e a contribuição schumpeteriana; Características gerais, fontes e taxonomias da inovação; Paradigmas tecno-econômicos; Economia do conhecimento e do aprendizado; Dinâmica da inovação: elementos , processos e estratégias; Inovação e globalização. Inovação e meio ambiente. Sistemas nacionais e locais de inovação. Políticas de C,T&I. Relação Universidade-Empresa, parques tecnológicos, incubadoras de empresas. Noções básicas sobre gestão da inovação.

Bibliografia
  TIGRE, P. B. “Gestão da Inovação: A Economia da Tecnologia no Brasil”. Editora Campus/Elsevier, 2006. SCHUMPETER, J. (1942) Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1984. FREEMAN, C.; SOETE, L. A Economia da Inovação Industrial. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.

Bibliografia Complementar
KUPFER, D. & HASENCLEVER, D. L. (2002). Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Campus. NELSON, R. As fontes do crescimento econômico. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2006. MACIEL, M e ALBAGLI, S, orgs. (2007), Informação e desenvolvimento: conhecimento, inovação e apropriação social, Brasília: UNESCO e IBICT. DE NEGRI, J.A.; KUBOTA, L.C. (org.) Políticas de incentivo à inovação no Brasil. Brasília: IPEA,2008. VILLASCHI, A. (2003). 'Paradigmas tecnológicos: uma visão histórica para a transição presente', Economia, 30(1): 65-105, Curitiba: UFPR
Carregando...