Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História do Pensamento Econômico ( ECO07703 )
Unidade:
Departamento de Economia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Fornecer aos alunos uma visão geral do desenvolvimento das teorias econômicas, notadamente a partir do final do século dezenove, com o advento da escola marginalista. Para tanto, os temas serão tratados a partir de uma perspectiva macro, abordando as diferentes interpretações oferecidas pelas modernas escolas de economia a temas como os determinantes da demanda agregada, da oferta monetária, da taxa de juros, das flutuações cíclicas, das inovações e da política econômica.  

Ementa
Aspectos metodológicos da disciplina. Revisão de economia clássica. A revolução neoclássica: as escolas de Lausanne, Cambridge e Austríaca. Veblen e o institucionalismo. Schumpeter e o desenvolvimento econômico. A visão neoclássicados ciclos comerciais. Teorias do imperialismo e do subconsumo. A revolução keynesiana: Kalecki e Keynes. Intérpretes da teoria keynesiana: Hicks e Joan Robinson. O monetarismo. Novos paradigmas: as escolas pós-keynesiana, das expectativas racionais, neo-ricardiana e neo-schumpeteriana.

Bibliografia
DEANE, Phyllis. A evolução das idéias econômicas. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. DENIS, Henri. História do pensamento economico. Lisboa: Horizonte, 1982. CARNEIRO, Ricardo. Os clássicos da economia. 2 vls.São Paulo: Ática, 1997.

Bibliografia Complementar
BLAUG, Mark. História do pensamento economico .  2 vols. Lisboa: Dom Quixote, 1992. KEYNES, John M. A teoria geral do emprego do juro e da moeda . São Paulo: Abril Cultural, 1983. MIGLIOLI, Jorge. Acumulação de capital e demanda efetiva . São Paulo: T. A. Queiroz, 1982. POSSAS, Mário. Dinâmica da economia capitalista . São Paulo: Brasiliense, 1987. SCHUMPETER, Joseph A. História da análise econômica . 3 vols. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.
Carregando...