Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
FORMACAO ECONOMICA DO BRASIL I ( ECO01658 )
Unidade:
Departamento de Economia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apresentar os fundamentos históricos do período colonial. Discutir o sentido da colonização, do significado da colônia de exploração, e a "dinâmica das estruturas", por meio do estudo dos distintos complexos econômicos regionais do séc. XVI até o início do séc. XX. Refletir sobre a transição da mão de obra escrava para a assalariada e os impasses da formação nacional. Discutir elementos da expansão cafeeira do Oeste Paulista, as condições para o processo de industrialização restringida e sua concentração em São Paulo no contexto do capitalismo tardio. 

Ementa
Fundamentos históricos: o período colonial. Formação dos complexos regionais: o Nordeste, a mineração, o Extremo-Sul. Gestação e dinâmica da economia cafeeira escravista. A transição para o trabalho escravo. Questões étnico-raciais e a formação do povo brasileiro. Expansão cafeeira, origens da formação industrial brasileira e de sua concentração em São Paulo. Política de valorização do café, crise da economia cafeeira e industrialização. A crise de 1929 e seus impactos econômicos.

Bibliografia
DE HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2006. CANO, Wilson. Raízes da Concentração Industrial em São Paulo. Campinas: Ed. IE/Unicamp, 2007. CANO, Wilson. Ensaios sobre a formação econômica regional do Brasil. Campinas: Ed. Unicamp, 2002. FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2007. PRADO JR, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2008. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. MELLO, João Manuel C. O capitalismo Tardio. Campinas/São Paulo: Ed. Facamp/Ed. Unesp, 2011. NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Ed. Hucitec, 1979. SILVA, Sérgio. Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil. São Paulo: Ed. Alpha-Ômega, 1978.

Bibliografia Complementar
DE HOLANDA, Sérgio Buarque. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2000. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & Senzala: formação da família brasileira e o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2003. MAGALHÃES, D. F. O reinventar da colônia: um balanço das interpretações sobre a economia colonial brasileira. Dissertação de Mestrado do IE/UNICAMP, 2008, 173 fls. MARIUTTI, E. B. Colonialismo, imperialismo e desenvolvimento econômico europeu. Tese de Doutorado do IE/UNICAMP, 2003, 292 fls. SAES, A. Historiografia da industrialização brasileira. In: Anais do 3º Seminário nacional de história e historiografia: aprender com a história? Ouro Preto: Edufop, 2009,11 fls. SAES, F. A controvérsia sobre a industrialização na Primeira República. In: Estudos Avançados, São Paulo, vol. 03, n. 07, set-dez, 1989. SANTOS, R. M. O Rascunho da nação: formação, auge e ruptura da economia colonial. Tese de doutorado do IE/UNICAMP, 1985, 217 fls. SAMPAIO JR, P. O impasse da “formação nacional”. In: FIORI, J. L. (Org.). Estados e Moedas no desenvolvimento das nações. Petrópolis, Ed. Vozes, 2000. TAVARES, M. C. Acumulação de capital e industrialização no Brasil. Campinas: Ed. Unicamp, 1998. TAVARES, M. C. Império, Território e Dinheiro. In: FIORI, J. L. (Org.). Estados e Moedas no desenvolvimento das nações. Petrópolis, Ed. Vozes, 2000. SUZIGAN, Wilson. Indústria brasileira: origem e desenvolvimento. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1986.
Carregando...