Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Etnicidade e relações interétnicas ( PII17048 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
50
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Propiciar vivências interculturais entre os saberes tradicionais e outros saberes em uma perspectiva pós-colonial; - Identificar os processos colonizador e descolonizador da academia quanto aos saberes tradicionais; - Analisar a atuação do Estado na condução das políticas de reconhecimento dos saberes tradicionais; - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Colonização dos saberes e a invisibilidade dos saberes tradicionais: etnocentrismo, colonialidade e epistemicídio; Ecologia dos Saberes e Interculturalidade: Epistemologias do Sul, Sociologia das Ausências, Sociologia das Emergências; Bem Viver: cosmovisões dos povos originários (relação com ancestralidade, relação com a natureza, outro modo de organização político-social); O Estado e as políticas públicas culturais para os saberes tradicionais; Universidade e os saberes tradicionais: interculturalidade, processos de descolonização da academia; Vivências Interculturais e Saberes Tradicionais: experiências em campo. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
ACOSTA, Alberto. Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016. CUNHA, Manuela Carneiro da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Conferência realizada na Reunião da SBPC em Belém, Pará, em 12/7/2007. MOUJÁN, Inés F.; CARVALHO, Elson S. Silva; JÚNIOR, Dernival, V. R. (Orgs.). Pedagogias De(s)coloniais: saberes e fazeres. Goiânia: Elson Santos Silva Carvalho, 2020.

Bibliografia Complementar
ÁGUAS, Carla Ladeira Pimentel. Quilombo em festa: Pós-colonialismo e os caminhos da emancipação social. Universidade de Coimbra. Tese. 2012. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 2ª ed. São Paulo: T.A. Queiroz; Edusp, 1987. GOULART, Bruno. Notório Saber para os(as) mestres(as): Caminhos para o reconhecimento institucional dos saberes tradicionais. Revista Mundaú, 2021, v. 2, número especial, p. 144-167 JOAQUIM, Shiraishi Neto (Org.). Direitos dos povos e das comunidades tradicionais no Brasil: declarações, convenções internacionais e dispositivos jurídicos definidores de uma política nacional. Manaus: UEA, 2007 SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010.  
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.