Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologias e Práticas de Ensino em Etnomatemática ( PII17037 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
50
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Valorizar e respeitar os conhecimentos matemáticos locais presentes nas diferentes culturas e comunidades, reconhecendo sua diversidade, riqueza e relevância para a vida cotidiana e para a construção do conhecimento matemático. - Explorar as aplicações da etnomatemática na educação, incluindo a utilização de práticas matemáticas locais, jogos, brincadeiras, histórias e problemas do cotidiano como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem da matemática. - Desenvolver habilidades voltadas à investigação matemática, proporcionando aos estudantes a investigação e a análise das práticas matemáticas de diferentes culturas, identificando padrões, regularidades e conceitos matemáticos subjacentes. - Promover o diálogo de saberes entre a matemática escolar e os conhecimentos matemáticos locais, fomentando a interculturalidade, o respeito à diversidade e a valorização das diferentes formas de pensar e resolver problemas matemáticos. desenvolvendo práticas pedagógicas sensíveis e inovadoras em etnomatemática, que considerem as especificidades culturais, linguísticas e cognitivas dos estudantes. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Saberes e fazeres matemáticos de povos diversos. Contagem e sistemas de numeração. Representações geométricas no contexto local, regional e mundial. Formas e medidas geométricas. Origem e conceituação da Etnomatemática. Interculturalidade e Etnomatemática. Etnomatemática em sua dimensão pedagógica. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990. FERREIRA, Mariana (org.). Idéias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos. São Paulo: MARI/FAPESP/Global Editora, 2002. MARCILINO, Ozirlei Teresa. Ensino e aprendizagem na educação indígena do Espírito Santo: a busca de um diálogo com a etnomatemática, Diss. PPGE, UFES, 2005.

Bibliografia Complementar
BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Etnomatemática: relações e tensões entre as distintas formas de explicar e conhecer. 2000. MAGALHÃES Dóris Reis de, DYNNIKOV Circe Mary Silva da Silva. Concepções, crenças e atitudes de educadores indígenas de Aracruz/ES  frente  à  matemática  e  à  educação matemática. PPGE, UFES, Mimeo, 2007. LEA, Vanessa. O Corpo como suporte para a geometria. In Ferreira, Mariana (org.). Idéias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos. São Paulo: MARI/FAPESP/Global Editora, 2002. pp.185-205 MOURA, Ana Paula Azevedo. Saberes Guarani Tambeopé em aulas de matemática da educação básica: um olhar etnomatemático às suas MBA’EITXA OO DJADJAPO / Ana Paula Azevedo Moura. - 2019.130 f. ROSA, Milton, OREY Daniel C. Abordagens Atuais do Programa Etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Boletim de Educação Matemática 19.26 (2006): 1-26.  
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.