- Valorizar e respeitar os conhecimentos matemáticos locais presentes nas diferentes culturas e comunidades, reconhecendo sua diversidade, riqueza e relevância para a vida cotidiana e para a construção do conhecimento matemático.
- Explorar as aplicações da etnomatemática na educação, incluindo a utilização de práticas matemáticas locais, jogos, brincadeiras, histórias e problemas do cotidiano como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem da matemática.
- Desenvolver habilidades voltadas à investigação matemática, proporcionando aos estudantes a investigação e a análise das práticas matemáticas de diferentes culturas, identificando padrões, regularidades e conceitos matemáticos subjacentes.
- Promover o diálogo de saberes entre a matemática escolar e os conhecimentos matemáticos locais, fomentando a interculturalidade, o respeito à diversidade e a valorização das diferentes formas de pensar e resolver problemas matemáticos. desenvolvendo práticas pedagógicas sensíveis e inovadoras em etnomatemática, que considerem as especificidades culturais, linguísticas e cognitivas dos estudantes.
- Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares;
- Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.