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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado Na Educação Infantil em Territórios Indígenas ( PII17050 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Observar e participar de atividades pedagógicas voltadas para a educação infantil em territórios indígenas, incluindo brincadeiras, cantos, contações de histórias, rituais e outras práticas educativas centradas na cultura e na língua indígena. - Desenvolver ações pedagógicas que dialoguem sobre relações de respeito, confiança e colaboração com as crianças indígenas, suas famílias, lideranças comunitárias, professores e demais membros da comunidade, reconhecendo suas singularidades e valorizando suas identidades culturais. - Planejar e executar atividades pedagógicas inclusivas e culturalmente sensíveis, que respeitem e valorizem a diversidade étnica, linguística e cultural das crianças indígenas, promovendo seu desenvolvimento integral e sua autoestima. - Articular teoria e prática por meio da vivência em situações reais de ensino-aprendizagem na educação infantil indígena, aplicando conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e refletindo sobre sua relevância e aplicabilidade na prática.

Ementa
Análise das condições concretas dos modos de atualização da atividade docente; suas implicações político-pedagógicas e seus efeitos em escolas indígenas de educação infantil . Construção de projetos de intervenção pedagógica articulados com as instituições campo de estágio. Produção de ações e dispositivos pedagógicos entre a universidade e as escolas indígenas de educação infantil, potencializando problematizações recíprocas nos processos de formação inicial e continuada de estudantes e professores.  

Bibliografia
FREIRE, M. A Paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1986. OLIVEIRA, Z.R; Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. ROCHA, A.C; KRAMER, S. Educação infantil: Enfoques em diálogo.Campinas, SP: Papirus, 2011

Bibliografia Complementar
ABRAMOWICZ, A; WAJSKOP, G. Creches: atividades para crianças de zero a seis anos . São Paulo: Moderna, 1995. DAHLBERG, G. MOSS, PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância – PerspectivasPós Modernas. Porto Alegre: Artmed. 2003. DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar.São Paulo: Moderna, 2003. FERREIRA, M.C.R. [et al.]. Os fazeres na educação infantil . São Paulo: Cortez; Ribeirão Preto. HORN, M.D.G.S . Sabores, cores, sons, aromas : a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre, Artmed, 2004. LOPES, A.C.T. Educação infantil e registro de práticas . São Paulo: Cortez, 2009. SILVA, A. [et al.] Culturas infantis em creches e pré-escolas : estágio e pesquisa. Campinas, SP.Autores Associados, 2011.  
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