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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologias e Práticas do Ensino de Línguas ( PII17024 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
50
Número de Créditos:
2

Objetivos
-  Proporcionar aos estudante a compreensão dos fundamentos teóricos do ensino de línguas, incluindo abordagens metodológicas, teorias de aprendizagem, linguística aplicada e psicologia educacional. - Promover ações educacionais a partir de diferentes abordagens pedagógicas no ensino de línguas, como o método comunicativo, abordagens baseadas em tarefas, aprendizagem cooperativa, abordagens por gêneros textuais, entre outras, e suas aplicações práticas no contexto educacional. - Explorar e incorporar o uso de tecnologias educacionais, recursos digitais e ferramentas online no ensino de línguas, visando enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, promover a inclusão digital e estimular a autonomia dos estudantes. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Tendências, bases legais e objetivos do ensino de línguas. Concepções indígenas sobre a língua materna, modalidades de expressão e formas de transmissão. Concepções de linguagem, língua, texto, leitura, produção de texto, prática de ensino. Fundamentação teórica e metodológica para o ensino, nas modalidades oral e escrita, a partir da diversidade de gêneros e tipologias textuais. Planejamento e elaboração de materiais e procedimentos didáticos e de sistemáticas de avaliação da aprendizagem da língua materna. Análise de material didático. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina

Bibliografia
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 51. ed. São Paulo: Loyola, 2009. BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. MELIA, Bartomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Loyola, 1979.

Bibliografia Complementar
ANDRADE, Luiza. Planejar é preciso. A importância dos registros. In: Revista Nova Escola. São Paulo: Ed. Abril, jan/fev.2009, p. 74.  BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005. CHOMSKY, Noam. Linguagem e pensamento. 4. ed. -. Petropolis: Vozes, 1977. KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura. Teoria e prática. 3ª edição. Campinas: Pontes, 1995. MAHER, T. M. A criança Indígena: do falar materno ao falar “emprestado” In: A.L.G. de Faria e S. A. Mello (orgs.). Campinas: Editora Autores Associados, 2005.   
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