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Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de Etnodesenvolvimento do Território Indígena (PETI) IV: Análise e Produção Didática para Educação Escolar Indígena. ( PII17023 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
40
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Potencializar a produção de materiais didáticos culturalmente relevantes e contextualizados para a educação escolar indígena, considerando as línguas, culturas, tradições e contextos específicos das comunidades indígenas. - Valorizar e integrar a oralidade e o conhecimento tradicional das comunidades indígenas no processo de produção e transmissão de conhecimentos na educação escolar, reconhecendo sua importância como fonte de sabedoria e identidade cultural. - Promover o fortalecimento da identidade cultural e da autoestima dos estudantes indígenas por meio de materiais didáticos e práticas pedagógicas que reflitam e valorizem suas línguas, culturas, histórias e modos de vida. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Tempo Universidade: Integração dos temas do tempo aldeia a cada uma das disciplinas do semestre letivo. Tempo comunidade : Abordagens teórico-metodológicas na Educação Escolar indígena: concepções indígenas sobre gerações, suas relações e processos de ensino e aprendizagem. Cartografia social (Dimensões físicas, de infraestruturas, econômicas, políticas e sociais dos territórios.            Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
BARROS, AM, CASTRO, RP. Ara reko: memória e temporalidade Guarani; aldeias Itaxi, Araponga, Sapukai, Rio Pequeno. E-papers, 2005. FREIRE, José Ribamar Bessa. Tradição oral e memória indígena: a canoa do tempo. América(1992). SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciênciauniversal.29ªed. Rio de Janeiro:Record,2019

Bibliografia Complementar
BRAND, A. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da Palavra. 1998.Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre: PUC/RS, 1998a. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: Acesso em: 29.nov.2023. CAVALCANTI, Marilda. Estudos sobre educação bilíngue e escolarização em contextos de minoria lingüística no Brasil. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/JcJDbkyVZxZPHnJXJrDyWYn/.Acesso em 30 nov. 023. CERVO, Amado .Luiz. Metodologia científica/ Amado Luiz Cervo. Pedro Alcino Bervian, Roberto da Silva. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hal, 2007 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998.
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